Domkyrkoforum / Carmen Izquierdo

 

© Lindman Photography

Domkyrkoforum  - Fórum da Catedral

O terreno do novo fórum da catedral está na Lund central, em conexão direta com a própria catedral. No local está situada uma casa “Arken”, que é uma construção de valor histórico.O objetivo do novo edifício é inserir-se na cidade de uma forma natural, adaptando-se à escala e  às linhas do entorno. O enfoque do projeto  é a criação de um edifício contemporâneo que adiciona uma nova camada às várias camadas históricas que caracterizam o ambiente urbano no centro de Lund.

© Lindman Photography

A forma do edifício cria novos espaços públicos adjacentes: A praça de entrada para a Rua Kyrkogatan, a passagem de entrada em frente à catedral, e a praça triangular na rua Kungsgatan. Além dos espaços exteriores de boas-vindas, um átrio interno é criado, como um pátio interior, moldado pelo edifício já existente e o novo.

© Lindman Photography

O espaço público central no edifício é o hall de entrada que é alcançado a partir de ambas as entradas. O hall de entrada é formado como um ponto de encontro, generoso, que pode conter várias atividades como recepção, exposições e uma cafeteria. Um átrio de dois andares permite que a luz do dia entre por cima, enquanto integra visualmente os espaços públicos com as instalações independentes do segundo andar.

© Lindman Photography

O auditório é concebido como um espaço único, com sua clarabóia apontando para cima em direção às torres da catedral. O exterior possui volumes simples, com suas linhas dialogando com os edifícios circundantes. Na Rua Kyrkogatan as linhas da cobertura da casa Arken são continuadas sobre a praça de entrada.

© Lindman Photography

A direção à entrada da catedral é sinalizada pela clarabóia característica. A fachada do edifício é feita de liga de bronze, um material natural que possui uma textura rica e viva, permitindo que o edifício atravesse o tempo junto com os edifícios de seu entorno; na inauguração o material brilha como ouro, mas dentro de alguns anos a oxidação deixará uma cor bronze profunda e fosca.

© Lindman Photography

O interior do edifício é moldado em concreto com forma de tábuas de madeira. O caráter maciço e pesado do material é balanceado pelo jogo de luzes dos espaços interiores.

Planta 1
Corte

 

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquiteta: Carmen Izquierdo
  2. Gerentes do Projeto: Carmen Izquierdo & Andreas Hiller
  3. Arquitetos Colaboradores: Andreas Hermansson, Erik Törnkvist, Isabel Gonzaga, Malin Belfrage

 

 

 

  1. Cliente: Domkyrkrådet i Lund

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Domkyrkoforum / Carmen Izquierdo" 17 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-43763/domkyrkoforum-carmen-izquierdo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.