Casa Reforma / Central de Arquitectura

 

A proposta foi desenvolvida através de volumes sólidos em pedra, tratando de responder a horizontalidade que os espaços e o programa geraram; respondendo à proporção destes. A obra retoma as geometrias do contexto e a imagem urbana do lugar, unificando-as em um volume tectônico. Estes volumes flutuam sobre um espelho d’água que dá origem ao acesso da habitação.

Cortesia Central de Arquitectura

Uma pele de pedras é o que dá forma e cor a todo o projeto, criando assim vãos modulados e perfurações que permitem a entrada de luz e sombras, geradas pelos mesmos volumes, tendo assim um controle da luz natural e a criação de zonas de estar privadas.

Cortesia Central de Arquitectura

No interior os espaços desenvolvidos através desse esquema fizeram com que se alcançasse uma ampla diversidade nos materiais aplicados, assim como a combinação destes. A solução estrutural é formada por um sistema misto de concreto e aço; o resultado foi uma planta livre de colunas e visualmente transparente que gera uma interação interior-exterior através dos vãos translúcidos existentes. Tendo assim espaços internos que convivem com as áreas exteriores e seu entorno.

Cortesia Central de Arquitectura

Uma residência unifamiliar concebida a partir das amplas necessidades do cliente, com um extenso programa que se desenvolveu e permitiu fazer um jogo de espaços em todo o conjunto projetado. Primeiramente o programa constava de áreas exteriores, amenidades e recreação, e também áreas privadas, sociais e de serviço.

Cortesia Central de Arquitectura

A arquitetura interior teve um papel preponderante dentro do processo de desenho, mas outro elemento que se pode destacar é a interação dos materiais e do mobiliário escolhido para cada um dos espaços que compõem o resultado final da obra.

Cortesia Central de Arquitectura

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Central de Arquitectura
  • Ano: 2010
  • Endereço: av. Paseo de la Reforma Lomas de Chapultepec México
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Madeira
  • Localização: av. Paseo de la Reforma, Lomas de Chapultepec, México
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura: Central de Arquitectura (Jose Antonio Sánchez, Moisés Isón)

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa Reforma / Central de Arquitectura" 15 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-43217/casa-reforma-central-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.