Bar Volt / Zemel + Chalabi Arquitetos

© Carolina Quintanilha

Ao encontrarmos este imóvel localizado na Rua Hadock Lobo, um galpão comercial dos anos 50, ele estava todo ocupado com construções que obstruíam o espaço a circulação e a visão contrariando a idéia primordial para desenvolvimento do projeto que era tornar o espaço o mais limpo possível para que as peças de néon tivessem o maior destaque. A primeira providência foi demolir tudo e deixar apenas o espaço original, um galpão de paredes de tijolo de 18m de comprimento por 5m de largura, com tesouras de madeira e um pé-direito de 4,5m. Daí o ambiente do bar começou a tomar forma.

Planta pavimento térreo

Reunimos os “serviços” (cozinha, bar, banheiros, depósito) em um único volume novo construído, revestido com tiras de espelho para que ele invés de virar “massa” refletisse aquilo que está a sua volta. Locamos este volume num dos lados do galpão liberando o outro lado para ocuparmos com um grande banco linear de tiras coloridas de couro com 15m de comprimento.

© Carolina Quintanilha

Para completar o layout uma combinação de mesas baixas e altas com cadeiras de madeira Eames e bancos da marcenaria Baraúna. Na parede sobre o grande banco e ao longo da cobertura, espalham-se os néons que misturam tipos tradicionais, garimpados nas fachadas da Rua Augusta e novos desenvolvidos pelo diretor de arte Kleber Matheus.

Eles é que atribuem o tom do lugar, serão ao mesmo tempo luz e decoração, criando a atmosfera do bar. Para finalizar abrimos um pátio nos fundos e criamos um luxuriante jardim tropical vertical para contrapor com o ambiente construído e inserir um toque natural ao espaço. Tudo isso será visto desde a rua pois a fachada original foi demolida e foi introduzido um grande pano de vidro transparente para que a rua fosse contagiada por essa atmosfera.

© Carolina Quintanilha

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Autor do Projeto: Eduardo Chalabi
  2. Colaborador: Ricardo Ariza Miyabara
  3. Estagiário: Gabriel Sepe
  4. Interiores: Eduardo Chalabi
  5. Colaborador: Paula Zemel
  1. Data do projeto: 2008
  2. Data da conclusão da obra: 2009

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Bar Volt / Zemel + Chalabi Arquitetos" 14 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-43176/bar-volt-zemel-mais-chalabi-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.