Proposta Vencedora do Concurso Internacional para o Pavilhão da Austrália na Bienal de Veneza / Denton Corker Marshall

 

Denton Corker Marshall acaba de vencer o concurso internacional para o projeto do novo pavilhão australiano no Giardini dela Biennale de Veneza, o centro dos eventos da prestigiada Bienal de Veneza. O novo pavilhão será a primeira contribuição para o Giardini do século XXI, que está em processo de revitalização pela Bienal de Veneza.

Cortesia de Denton Corker Marshall

O edifício substituíra o existente que foi projetado como uma estrutura temporária por Philip Cox em 1988. Dentro de um lote de aproximadamente 320m², o pavilhão de dois níveis proporcionará um novo espaço de exposição flexível e adaptável para a mostra das artes visuais e arquitetura australianas ao público internacional durantes as bienais.

Cortesia de Denton Corker Marshall

O projeto vencedor é da mais pura simplicidade, expressada arquitetonicamente como uma caixa branca contida em uma caixa preta. Os arquitetos evitaram impor um “evento” arquitetural educador com as obras de arte dispostas, criando então um contêiner no qual ideias podem ser exploradas e que esta forma em nada compete com essas ideias. É proposto que o acabamento em grafite fosco do exterior faça referência ao granito preto do sul da Austrália. As paredes internas da galeria são pintadas com branco padrão e o piso é de concreto polido. Livre de simulação e de afirmação nacionalista óbvia, o pavilhão é um objeto forte e confiante ainda que discreto em meio aos jardins densamente arborizados.

Croquis 2

Concebido como um objeto ao invés de um edifício, o diretor John Denton afirma que o projeto mantém o interesse do escritório na arquitetura em pequena escala das séries de casas de campo – como View Hill e as casas da Philip Island, que foram desenvolvidas em torno dos temas de intervenções europeias na paisagem australiana e de arquitetura como land art. A cidade de Veneza possui uma posição especial nos mundos da arquitetura e da arte, e Denton – que é também presidente do Centro Australiano de Arte Contemporânea – está entusiasmado com o exercício para ganhar esta competição. “Acredito que será um edifício que orgulhosamente representará a Austrália e que será reconhecido como uma adição forte aos pavilhões no Giardini”, disse Denton.

implantação

Denton Corker Marshall foi considerado uma escolha excelente para se responsabilizar deste significante projeto”, afirmou o presidente do Conselho da Austrália, Sr. James Strong AO. “Estamos inspirados por sua visão criativa, confiantes em sua habilidade e entusiasmados pelo potencial para um projeto veementemente exemplar do qual todos os australianos terão orgulho”. O novo pavilhão da Austrália está previsto para ser concluído para a abertura da 56º Exposição Internacional de Arte, a Bienal de Veneza em 2015.

Croquis 3

 

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetura: Denton Corker Marshall

Text Message Html

Cita: Fernanda Britto. " Proposta Vencedora do Concurso Internacional para o Pavilhão da Austrália na Bienal de Veneza / Denton Corker Marshall" 12 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-42886/proposta-vencedora-do-concurso-internacional-para-o-pavilhao-da-australia-na-bienal-de-veneza-denton-corker-marshall> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.