Palapa / GH+A Arquitectos

 

O projeto, diante de tal premissa, propõe uma planta quadrada de 20x20m, com os apoios do edifício em seu perímetro, liberando um espaço central de uso flexível que permite diversas atividades em seu interior.

© Guillermo Hevia

O edifício é projetado com base em uma série de peças de concreto pré- fabricadas sobrepostas, as quais configuram uma construção que assume a gravidade como uma virtude expressiva na constituição do espaço, assumindo a condição tectônica do material.

© Guillermo Hevia

O projeto funciona com peças diferenciadas, que em sua totalidade resultam em um conjunto equilibrado estrutural e arquitetonicamente.

© Guillermo Hevia

Em primeiro lugar, três paredes, dois pilares e um volume de serviços atuam como o embasamento do edifício. Estes elementos definem uma adequada resposta estrutural em seu traçado geométrico de planta, e por sua vez, confinam o espaço como um lugar semi-aberto. Dentro destes apoios, o volume de serviços abriga a cozinha e os banheiros.

© Guillermo Hevia

Uma cobertura definida por lajes de concreto pré-fabricado é apoiada em três vigas que descansam sobre os apoios, e uma quarta viga superior suspensa permite a liberação do espaço interior, configurando uma planta livre de uso flexível e de grande transparência.

© Guillermo Hevia

A obra assume a gravidade e a materialidade como uma expressão arquitetônica direta, onde cada elemento mostra de maneira simples sua qualidade estrutural dentro do conjunto.

© Guillermo Hevia

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:GH+A Arquitectos
  • Ano: 2009
  • Área construída: 450 m²
  • Endereço: Parque Kalos Guadalupe Aeropuerto Monterrey, N.L. México
  • Tipo de projeto: Otro
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Parque Kalos Guadalupe Aeropuerto, Monterrey, N.L. , México
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: GH+A ( Guillermo Hevia H.)
  2. Colaboradores: Tomás Villalón A. (Arquitecto), Francisco Carrión G. (Arquitecto), Guillermo Hevia García (Arquitecto), Marcela Suazo M. (Desarrollo / CAD)

 

Informação Complementar:

  1. Construção: Grupo KALOS
  1. Proprietário: Grupo KALOS

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Palapa / GH+A Arquitectos" 12 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-42846/palapa-gh-mais-a-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.