Casa em Taíde / Topos Atelier de Arquitectura

A casa de Taíde situa-se no concelho da Póvoa de Lanhoso, numa região com deslumbrantes paisagens. Daí, o significado do seu topónimo, que deriva da palavra «lagenoso», cuja verdadeira origem se desconhece mas que se supõe ibérica e ligada à morfologia pedregosa da região.

© Xavier Antunes

O terreno para a construção desta moradia apresentava as preexistências de um conjunto edificado, casa de lavrador e construções anexas, aninhado no terreno a meia encosta, voltado para os campos de cultivo (hortícola) em socalcos, abrigado do vento frio do norte e das chuvas do Sudoeste, sombreado por laranjeiras e oliveiras centenárias.

© Xavier Antunes

Do conjunto, o projecto manteve os princípios de implantação, de orientação, de volumetria, de organização em planta, de protecção aos ventos e às chuvas.

Também, quando possível, o projecto preservou a cobertura vegetal.

© Xavier Antunes

Da casa do lavrador ficaram as alvenarias perimetrais do envasamento de granito – que abrigavam o lagar, a tulha e as cortes dos animais – onde se localizaram as funções práticas da casa, tais como garagem, cozinha e locais técnicos.

A partir deste volume granítico desenvolveu-se ao mesmo nível e no lugar das construções anexas um novo volume abrigando as salas e os quartos.

Fachada Norte
© Xavier Antunes

Resultou, sobre a base de princípios já há muito estabelecidos pela sabedoria dos mestres pedreiros consertada com a sabedoria dos lavradores, um diálogo entre dois registos – um actual, outro passado – e, como se desejava, uma casa imersa na paisagem.

 

© Xavier Antunes
Pavimento térreo

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Topos Atelier de Arquitectura, Lda
  • Ano: 2005
  • Área construída: 550 m²
  • Área do terreno: 14800 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Metal
  • Estrutura: Aço e Pedra
  • Localização: Póvoa de Lanhoso, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Jean Pierre Porcher, Margarida Oliveira e Albino Freitas
  2. Colaborador: Luís Peixoto

 

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Casa em Taíde / Topos Atelier de Arquitectura" 11 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-42766/casa-em-taide-topos-atelier-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.