Hospital Beatriz Angelo / Saraiva & Associados + PINEARQ

 

O escritório português Saraiva+Associados acaba de terminar a construção de um hospital chamado Beatriz Ângelo, em Loures, Portugal. Todo o processo começou quando a empresa participou de um concurso público para a construção deste novo complexo. O projeto pertence à Iniciativa Nacional de Saúde que busca a renovação e modernização deste tema.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Para tanto, a inspiração foi evocar acontecimentos vernáculos e adaptá-los a uma nova linguagem, onde a arquitetura relaciona-se com a escala humana. O edifício ajusta-se à topografia do terreno em sua forma, referenciando-se e respeitando as características existentes (por exemplo, a presença do edifício comercial contíguo). Isto oferece a máxima funcionalidade e operatividade. Como questão do trabalho, o projeto é centrado no conceito da “arquitetura da cura”.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A composição do conjunto cria um equilíbrio perfeito entre os volumes, a paisagem e a infraestrutura. Foi desenvolvido a partir de um eixo orientando sudeste-noroeste, e tendo em conta a orientação (de integração bioclimática). Toda a massa se vê interrompida por pátios e aberturas nas fachadas, que estão conscientemente desenhadas para captar a luz natural constante, a possibilidade de desfrutar as vistas oferecidas pelo entorno e uma melhor ventilação natural.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A solução adotada foi basear o sistema estrutural (grid: 7,5m span) em uma rede completamente organizada, onde os níveis da plataforma (térreo e primeiro andar) concentram os serviços de socorro. Na parte superior destes então as unidades de hospitalização, formadas por uma massa menos densa: três alas horizontais de mesma altura são projetadas perpendicularmente a partir de um elemento central, permitindo a interconexão das atividades entre todo o edifício.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

No total, o edifício sobe cinco andares acima do solo e responde logicamente ao plano operativo (diferentes setores da medicina). O projeto contempla os diferentes cenários possíveis de conversão e extensão que pertencem à natureza de uma unidade de saúde.

Acessos

Isto é verificado com a existência de amplos espaços abertos criados pela omissão de elementos verticais devido a uma concepção lógica estrutural em todos os aspectos (alcance, materiais, projeto, etc.). A motivação por trás deste enfoque bem sucedido foi a possibilidade de construir em um terreno individual, de um ponto de vista urbano, e a possibilidade de criar um hospital pioneiro.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Saraiva & Associados + PINEARQ
  • Ano: 2012
  • Área construída: 166000 m²
  • Endereço: Av. Carlos Teixeira Loures Portugal
  • Tipo de projeto: Hospitalar
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto e Tijolo
  • Localização: Av. Carlos Teixeira, Loures, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Saraiva & Associados + PINEARQ
  2. Equipe: Nuno Mona, Luís Francisco, Joana Peres, Rita Carvalho, Bruno Pereira, Paulo Sousa, Ricardo Gago, Maria João Moreira, Rafael Azriel, Manuela Tamborino, Vera Coimbra, Rita Ribeiro, Mariana Lucena, Ana Ramos, Hugo Baptista, Rui Carvalho
  1. Cliente: ConsisLoures Consortium
  2. Cliente: Luís Barros

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. " Hospital Beatriz Angelo / Saraiva & Associados + PINEARQ" 11 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-42647/hospital-beatriz-angelo-saraiva-e-associados-mais-pinearq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.