Espaço de Recreação Infanto-juvenil / David Guerra

© Jomar Bragança

Projeto para área de recreação infanto-juvenil de um edifício situado em área nobre da cidade de Belo Horizonte.

A base do projeto foi trabalhar com elementos que proporcionem o desenvolvimento da percepção, criação, talento, identidade e raciocínio das crianças. Tendo isso em vista, a maior parte dos brinquedos e brincadeiras utilizados resgata essas atitudes, como pista de corrida para carrinhos, velotrois, bicicletas, corridas de saco, perna de pau e ovo na colher.

© Jomar Bragança

Consta também no espaço um palco para apresentações, como balé, banda de música, teatro e fantoche. Amarelinha, piscina de bolinhas, área de atividades artísticas, jogos e leituras, como pintura, desenho, estórias, jogos de dama, xadrez, dominó e quadro negro. O espaço proporcionou, também, atividades para adolescentes, como ping pong, sinuca, totó e dynamo hockey.

Além disso, uma casinha foi projetada para as crianças se apropriarem do espaço. A casa tem um quarto de menino e outro de menina, uma sala de jantar e outra de estar. Nesta casa, cheia de recortes coloridos, existem portas e janelas, sendo que umas abrem e outras não, fazendo, disso, uma brincadeira.

© Jomar Bragança

O piso resinado autonivelante é um elemento agregador no espaço, pois delimita a área de atividades, não possui juntas, dando mais segurança às crianças, além disso, esse piso permitiu fazer desenhos, como os pufes coloridos, os números, a amarelinha, as faixas de listras cinza e bege e a pista de corrida.

© Jomar Bragança

A busca dos elementos gráficos, como o círculo, as listras, cores vivas que se misturam como se fossem um grande painel, tinha como objetivo criar um ambiente lúdico, com baixo custo e sem ser um modismo infantil.

Nesse projeto o elemento gráfico da cor cria um ambiente colorido, porém moderno, atemporal. O painel de cores decodifica o universo infantil inovando em combinações de cores.

Planta

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Responsável pelo projeto: Arquiteto David Guerra
  2. Equipe: Arquiteto David Guerra, Arquiteta Cori Coraci, Arquiteta Gisella Lobato.
  1. Tipo: Espaço de recreação em um edifício residencial

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Espaço de Recreação Infanto-juvenil / David Guerra" 10 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-42463/espaco-de-recreacao-infanto-juvenil-david-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.