Concurso Público Nacional para o Complexo do Sistema Fecomércio - RS - Menção Honrosa / 0E1 Arquitetos e OSPA

A proposta contempla a horizontalidade do lote, interpretada por meio de placas dispostas em diferentes alturas, acomodando todas as funções do projeto, cada qual em seu nível hierárquico. A diferenciação dos acessos principais das edificações construídas se dá sempre na cota intermediária. Para estabelecer a hierarquia das edificações, optou-se por uma estratégia que concentra as funções do centro administrativo na entrada principal do complexo.

Vista geral

O encaminhamento e conexão dos transeuntes no complexo se dá através do centro de convivência. O centro de eventos que, por principio, não necessita de isolamento acústico e possui uma escala maior que os outros prédios, se localiza na interface com a rodovia, calibrando a percepção hierárquica da proposta. O prédio da escola do Senac se encontra em um lugar bucólico, rodeado por trilhas e vegetação. Os auditórios e a biblioteca foram locados de maneira independente, catalisando atividades a partir da área central do complexo.

Imagem Escola e Auditório

As vagas de estacionamento se localizam na base no terreno, configurando, acima delas, uma topografia alternativa que forma desde grandes praças até pequenos recantos e trilhas para caminhada e ciclismo. Contemplou-se a divisão em fases construtivas permitindo que cada edifício funcione de maneira independente e com o número necessário de vagas de estacionamento.

Centro Administrativo

Estratégias sustentáveis como pavimentação permeável, cobertura verde, aproveitamento de água e aquecimento passivo foram potencializadas pela escolha da mais adequada orientação solar para implantação dos edifícios, reduzindo a necessidade de climatização artificial.

Detalhe de Corte

Ficha técnica:

  • Arquitetos: 0E1 Arquitetos e OSPA
  • Ano: 2011
  • Área construída: 190000 m²
  • Endereço: Av. Fernando Ferrari, s/n, Anchieta Porto Alegre, RS Brasil
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Concurso
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Concreto e Tijolo
  • Localização: Av. Fernando Ferrari, s/n, Anchieta, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. 0E1 Arquitetos / OSPA
  2. Ana Cristina Castagna
  3. Anna Carolina Manfroi
  4. Carolina Flach Souza Pinto
  5. Franco Lazzari Miotto
  6. Gabriel Giambastiani
  7. José Cristiano Selbach Carneiro
  8. Louise Serraglio
  9. Lucas Rocha Obino Martins
  10. Mario Guidoux
  11. Pablo Resende
  12. Roberto Pucci Flores
  13. Stefânia Franzoi Pilz

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Concurso Público Nacional para o Complexo do Sistema Fecomércio - RS - Menção Honrosa / 0E1 Arquitetos e OSPA" 13 Out 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-4175/concurso-publico-nacional-para-o-complexo-do-sistema-fecomercio-rs-mencao-honrosa-0e1-arquitetos-e-ospa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.