Edifício Ada Street / Amin Taha Architects

Localizado nas proximidades do Broadway Market, ao sul de London Fields‎, em uma das áreas mais pobres da região, o Edifício Ada Street acomoda seis apartamentos e duas pequenas lojas. Está na região com o maior número de idiomas falados na cidade e com a maior população de artistas por quilômetro quadrado da Europa. Com lojas, bares e clubes criativos, que refletem a abordagem mais liberal da autoridade local para a estética de projeto, Amin Taha Architects criaram uma estrutura assimétrica em aparência através de paredes sutilmente inclinadas e desgastadas, placas de piso e uma dispersão suave das aberturas das janelas.

Cortesia Amin Taha Architects

O edifício é delimitado por um envelope monolítico preto que incorpora todos os elementos externos do edifício, incluindo parapeitos, soleiras e esquadrias. Internamente, estão expostos o bloco de trabalho, os pisos de concreto e tetos com algumas divisórias de gesso nos apartamentos.

Cortesia Amin Taha Architects

O cliente expressou uma ambição pela a praticidade e por um ambiente doméstico sem ornamentos. A estratégia foi encontrar uma forma estética lógica com uma palheta de materiais reduzida. O detalhe ilustra a extensão desta lógica através do uso de poucos produtos, ainda assim comuns, para reduzir as juntas na construção, a necessidade de especialistas, o tempo na obra e os custos agregados.

Cortesia Amin Taha Architects

Externamente, o sistema isolado de Dryvit, direcionado 24 graus a partir da horizontal, é usado para executar uma série de funções, evitando a necessidade de coifas, soleiras, calhas externas e drenos. Primeiramente, foi aplicado para resistência das paredes externas e do telhado inclinado superior. No nível da cobertura, o sistema individualmente forma o parapeito e o cume que se encerram contra as coberturas. Finalmente, o revestimento integrado na base evita uma sobreposição de operações na vedação do edifício. Junto com os vidros de Velfac e o teto invertido de Guaranteed Asphalt, o envelope externo é reduzido a três produtos e execuções, contribuindo para a coerência da forma.

Cortesia Amin Taha Architects

Esta redução é seguida internamente, onde placas de concreto pré-moldado são deixadas como estrutura aparente e os pisos são feitos de concreto protendido. Este sistema de construção dos pavimentos foi desenvolvido para atender os requisitos de desempenho acústico sem a necessidade de adição tetos ou pisos suspensos de gesso. As economias realizadas permitem o uso de um piso inferior de aquecimento e a aplicação de circuitos de iluminação de 5 ampéres, proporcionando uma maior flexibilidade para a disposição dos ambientes, sem radiadores ou arranjos determinados para a mobília.

Cortesia Amin Taha Architects

Ficha técnica:

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Edifício Ada Street / Amin Taha Architects" 05 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-41555/edificio-ada-street-amin-taha-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.