Centro esportivo Arteixo / Jose Ramon Garitaonaindia de Vera

Em um terreno de formato regular e plano, com um rio em seus limites, fica o Centro Esportivo de Arteixo. Ao norte do terreno fica a piscina municipal, ao sul faz divisa com outro terreno pertencente ao mesmo Plano Parcial. Na direção oeste da para a estrada conhecida como “Travessia dos colexios” que dá acesso ao Centro Esportivo. E por último, o rio estabelece os limites a leste.

© Hector Santos-Díez

À primeira vista a imagem do Centro Esportivo de Aleixo surge como coisas claramente estabelecidas e que nega alguns lugares comuns sobre isso. Arquiteturas rápidas ainda resistem à prova do tempo. A ordem de uma edificação singular numa trama urbana consolidada, a configuração do local, limites sobre o escopo e as características do projeto, que usos estão de acordo com as suas próprias posições no projeto, nos leva a uma formalização regular sem maiores estridências para facilitar a sua operação.

© Hector Santos-Díez

O Centro Esportivo tem uma dimensão urbana relativamente agressiva devido a sua escala. Nós propusemos uma área de apoio que envolve a pista principal para ajustar a escala correto no ambiente. Além disso, estas instalações geralmente são escuras, e por isso, optamos por uma estrutura de caixa de vigas no sentido longitudinal da pista, de modo que o lado norte recebe luz do norte, ideal para prática esportiva, e a luz do sul forma matizes através do policarbonato translúcido nas caixas de vigas.

Em outro sentido, seguindo um caminho iniciado há muito tempo, o Centro Esportivo de Arteixo surge como um arco-íris, perdoe a metáfora para explicar o resultado: o arco-íris que nos deixa maravilhados, que vem e nos surpreende com sua presença e que não deixa ninguém indiferente.

Fachada

Para esse fim, o material usado nas fachadas é o U-glass sobre painéis de madeira coloridos. Arquiteturas sempre projetadas para o usuário, a única maneira possível para formalização, um uso público mais doméstico e, por que não, com ilusões sempre intrínsecas ao caminho indicado de tempo em tempo, fazendo o trabalho por toda a gama de cores.

© Hector Santos-Díez

Este é o Projeto mais pessoal pois quer apresentar uma ilusão: é como um sonho e a minha jornada. O prédio fica numa base de concreto que realça as já leves fachadas; o fechamento através do U-glass da toda a volta permite que ele seja visto durante o dia de uma forma difusa e à noite através de alguns projetores indicando para o público quando há eventos importantes no centro esportivo, estabelecendo, além de seu uso direto, uma relação com o ambiente urbano no qual está inserido.

Propomos um pátio longitudinal, com a intenção de que a vegetação possa adentrar no prédio. Ganham destaque os terraços que podem ser acessados por fora. Isso aumenta a capacidade do centro esportivo porque a partir deles é possível ver a área de jogo ao mesmo tempo em que são uam varanda de onde se avista a cidade de Arteixo.

© Hector Santos-Díez

A estrura da área de serviço é de concreto, o piso é de lajes pré fabricadas e os fechamentos, também são de paredes de concreto com gesso acartonado e isolamento. A estrutura foi resolvida por treliças paralelas sobre colunas de aço HB-300. A estrutura de metal revela ainda mais o caráter intrínseco do trabalho, neste caso, a um universo onde a cor preencheu todo o espaço.

Quanto as coberturas, serão de três tipos. Painéis de praticáveis de concreto pré fabricado com 8 cm de espessura, e, não praticáveis, terminados em folha dupla de aço inoxidável auto protegido impermeável. Para os pisos, incluindo arquibancadas, parquet de carvalho reciclado de 2,4 cm de espessura. Esta escolha do revestimento da pista e da arquibancada proporciona uma continuidade não somente de material, mas também de visual para o observador, estabelecendo uma relação mais próxima com o jogo.

© Hector Santos-Díez

Inundações de luz para colorir o ambiente e se estender a partir do exterior. Houveram muitos que ao longo do tempo encontraram no arco-íris um fonte de inspiração para seu trabalho. Lembre-se de Raymond Queneu em Exercícios de Estilo, 1947, ou Terencio Formenti no seu Livro de Poesia Carregado pelo Vento.

© Hector Santos-Díez

Ficha técnica:

  • Arquitetos:José Ramón Garitaonaindía de Vera
  • Ano: 2011
  • Área construída: 1527 m²
  • Área do terreno: 3150 m²
  • Endereço: Avenida de Arsenio Iglesias, Arteixo Coruña Espanha
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Avenida de Arsenio Iglesias, Arteixo, Coruña, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Equipe de projeto: Montserrat Neira, Omar Curros.
  2. Engenheiro Estrutural: Jorge Aragón Fitera.
  3. Empreiteira: Construcciones Riotorto S.L.
  1. Clientes: Concelho Municipal de Arteixo.
  2. Orçamento: 2,293,128 milhões de Euros.

 

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Marquez. "Centro esportivo Arteixo / Jose Ramon Garitaonaindia de Vera " 03 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-41457/centro-esportivo-arteixo-jose-ramon-garitaonaindia-de-vera> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.