Edifício Mirador Pocuro / SEARLE PUGA arquitectos

A fim de desenvolver apartamentos de segmentos específicos no mercado imobiliário, precisou-se refinar o olhar, recorrendo a experiência acumulada em projetos anteriores. Buscou-se gerar unidade que, em dois níveis, permitissem espacialidades mais ricas e fluídas, considerando um programa limitado, mas ampliável dentro de si mesmo, como matérias nobres e um projeto contemporâneo.

© Nico Saieh

O edifício abre-se para a rua República de Cuba à oeste, e também, moderadamente, ao norte e ao sul, porém cria um fechamento severo no leste, respondendo ao entorno e minimizando o impacto nos edifícios vizinhos.

As unidades estão alojadas em uma caixa de 34 metros de frente, por 22 de fundo e 13 metros de altura, enfileiradas como planos verticais, unidas na parte superior, estruturando a unidades dos últimos pavimentos. A caixa apoia-se em pilares alinhados e paralelos que permitem a transparência no nível da rua, do espaço público até o interior do edifício.

© Nico Saieh

Os apartamentos de menor tamanho estão divididos entre os 2º e 5º andares, os maiores nos 6º e 7º pavimentos, com saídas e terraços independentes em sua cobertura e conectados a uma piscina para uso comunitário.

Um pátio aberto, de 6,5×6,5 m em planta e com toda a altura do edifício, ilumina com luz natural a circulação perimetral que leva a cada apartamento.

© Nico Saieh

Em uma de suas faces, enfrentando elevadores, um plano que contem a caixa de escada,

De um lado, de frente para os elevadores, um plano que contém a caixa de escada é discretamente perfurado, na memória da torre do sino do Sagrado Coração da Floresta, marco e referência do bairro.

Corte
Planta 2 e 4
Planta Térreo

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: SEARLE PUGA arquitectos – Marcela Puga W., Juan Francisco Ossa B., Rodrigo Searle G.
  2. Calculista: Enzo Valladares P.
  3. Iluminação: Arq+Luz
  4. Paisagismo: Maspaisaje

 

Informação Complementar:

  1. Cliente: Inmobiliaria Sur Monte

 

  1. Área construída: 3.518m2 sobre NTN, 1.044m2 subterrâneo

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Edifício Mirador Pocuro / SEARLE PUGA arquitectos" 04 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-41404/edificio-mirador-pocuro-searle-puga-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.