3° Lugar - Concurso Internacional Classic Siftung Weimar - Novo Museu da Bauhaus

O escritório de Rotterdam, BUBE, dividiu conosco a sua proposta que conquistou o terceiro lugar na competição internacional Classic Siftung Weimar para o Novo Museu da Bauhaus. Três cubos translúcidos são agrupados, num esforço para maximizar o espaço aberto e reorganizar a área com um foco na intensificação das interações entre os visitantes do parque e do museu.

Localização

A proposta do BUBE foi uma das selecionadas entre os últimos quatro projetos concorrentes. O júri deverá anunciar o projeto vencedor durante o verão europeu. Mais imagens e descrição dos arquitetos .

Posicionado no eixo histórico do centro de Weimar e na vizinha imediata da ex-Gauforum, o centro de convenções e do Parque Weimarhallen, o terreno assegura a oportunidade de reorganizar e melhorar o espaço público desta área. Portanto, um dos objetivos do projeto é estender o parque para o norte e criar aberturas generosas para a Rua Karls-Liebknecht e para a área residencial ao norte.

Implantação

O próprio museu está posicionado como um solitário na expansão do parque e está alinhado ao longo da inclinação que separa a velha da nova parte do parque. A base do museu intercede entre os níveis mais baixo e mais alto de Weimarhallenpark. Da base, três volumes são erguidos, criando um conjunto de volumes na parte superior. Juntos com a base, cada volume é posicionado e organizado de acordo com o seu papel programático.

Detalhe

O bloco sul hospeda a entrada, foyer e cafeteria. Ele se conecta ao nível de base onde o “Schaulager” e o resto do espaço expositivo são acessíveis. O bloco norte contem apenas dois pisos a mais com espaços de exposição. Duas escadas ao longo da fachada permitem uma circulação flexível através dos diferentes espaços e sugerem vistas do parque e da cidade como seu plano de fundo.

Maquete

O conjunto é completado pelo último volume da intervenção, ao oeste. Ele contém as instalações para abastecimentos técnicos, depósitos e um espaço para o escritório da administração no último pavimento. Estes três volumes criam um ponto central no coração da nova ampliação do Weimarhallen, aonde os visitantes do parque irão se misturar com os visitantes do museu.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:BUBE
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Estrutura: Aço
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Bube (Rotterdam)


Informação Complementar:

  1. Arquitetura Paisagista: Michael Gersbach (Zurique)
  2. Engenharia Estrutural: Dr. Lüchinger + Meyer Bauningenieure AG (Zurich)
  3. Engenharia de Construção / Sustentabilidade: ZWP-Ingenieure-AG (Colónia)
  4. Museu / Curador: Prof Dr. Florian Matzner (Munique)

Text Message Html

Cita: Victor Delaqua. "3° Lugar - Concurso Internacional Classic Siftung Weimar - Novo Museu da Bauhaus" 03 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-41368/3-graus-lugar-concurso-internacional-classic-siftung-weimar-novo-museu-da-bauhaus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.