Fundação EDP / Claudio Vilarinho

 

O júri considerou este projeto como único, na medida em que acentua a coerência do conceito da exposição. De acordo com o sumário do projeto: “A ideia que nós estamos tentando potencializar e que estamos apresentando para a Exposição Trienal de Arquitetura de Lisboa, no Museu da Eletricidade, é uma ideia que está relacionada ao interior (a casa) e o exterior (seu jardim)”.

© João Morgado

Desta forma, no projeto vencedor, o objeto cenográfico figurativo representa uma casa, criando um senso de transição entre o “exterior verdadeiro” e o “exterior metafórico”. As funções da casa são ao mesmo tempo um filtro entre a rua e o espaço de exibição, sendo este o lugar onde a introdução às peças de exposição e os possíveis elementos audiovisuais são encontrados num espaço mais escuro. Isto é uma alusão direta ao tema da Trienal – Vamos Conversar Sobre Casas – um componente chave que desempenha um papel importante e eficaz na montagem de toda a exposição.

© João Morgado

De acordo com o conceito proposto, as exposições são dispostas na área referida como “exterior metafórico” que apresenta plintos desenhados usando, como inspiração, o formato das pétalas da flor do Flamboyant – Delonix Regia – sobre a qual os objetos da exposição são colocados.

Planta e Corte

A intensidade expressiva ou lúdica que o projeto pode criar também foi valorizada e foi considerada um elemento importante no contexto de uma exposição destinada a um público amplo.

© João Morgado

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetura: Claudio Vilarinho
  2. Colaboradores: Ernesto Pereira, Filipe Lemos, Gil Soares, Paloma Ibarra

 

Informação Complementar:

  1. Design Gráfico: Teresa Serôdio
  2. Design de Luz: Paula Rainha

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Fundação EDP / Claudio Vilarinho" 01 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-40999/fundacao-edp-claudio-vilarinho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.