Jardim de infância Sant Pere Pescador / Abar + Ovidi Alum

 

Nosso jardim de infância é localizado próximo a um futuro parque em frente de um edifício público em Sant Pere Pescador, perto do Mar Mediterrâneo no norte da Espanha. É uma pequena escola de um pavimento, composta de um conjunto compacto de edifício e pátio, de forma simples que otimiza sua adaptação ao local.

© Cortesia de Abar + Ovidi Alum

As paredes de blocos de concreto branco e as amplas janelas de vidro definem uma arquitetura racional que combina com um contraponto vital de fechamentos de aço pintados e grandes coberturas em toldo de tela estampada.

© Cortesia de Abar + Ovidi Alum

Cinco áreas principais são dispostas (três salas de aula, múltiplo uso e espaço administrativo) na fachada sul com acesso ao pátio e totalmente transparente de modo a aumentar a luminosidade. As instalações de serviço (cozinha, vestiário e depósito) estão localizadas na fachada norte e são usadas como “colchão térmico” contra a umidade e o vento.

© Cortesia de Abar + Ovidi Alum

O edifício possui telhado verde; fornecimento de energia geotérmica associado ao piso que irradia o calor; isolação térmica e acabamentos internos feitos de cortiça (material de aproximação); fechamentos de vidro com sensores de ruptura térmica juntamente com um toldo para o controle da iluminação natural, funcionando como uma grande árvore artificial.

Corte

Este é um pequeno projeto realizado por uma prefeitura (a menor instância do governo), com um orçamento reduzido e também dedicado às “pessoas menores”. Mas surgiu com grandes ambições: anseia que as crianças aprendam a partir do zero o que está em jogo no mundo, proporcionando assim um edifício que respira, que é eficiente do ponto de vista energético e que é construído com materiais locais.

© Cortesia de Abar + Ovidi Alum

Graças à disposição dos clientes e dos autores (a equipe de arquitetos trabalhou com os padrões de qualidade e eco-design europeu ISO 9001 e ISSO 14006) e um subsídio do ICAEN (Instituto Catalão de Energia), alcançando a maior pontuação – A – em eficiência energética.

© Cortesia de Abar + Ovidi Alum

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Abar + Ovidi Alum
  • Ano:
  • Área construída: 279 m²
  • Área do terreno: 310 m²
  • Endereço: Sant Pere Pescador Girona Espanha
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Sant Pere Pescador, Girona, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Abar Architects (Ander Aginako y Amaia Celaya) & Ovidi Alum
  2. Estruturas: ANTA arquitectes
  3. Engenharia: OIKOS vía arquitectura S.C.C.L.
  4. Contribuição: Angel Gil
  5. Promotor: Municipalidade de Sant Pere Pescador
  6. Construtora: Arcadi PLA S.A.

 

 

 

 

 

  1. Fotografias: Aitor Estévez, Mauricio Mailhou, Enso Laise, Unai Gomez, Xavi Martínez, José Vera
  2. Custo: 506,000 euros
  3. Caráter: Público – com auxílio financeiro de ICAEN (Instituto Catalão de Energia) – para suplemento de energia geotérmica

 

 

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Jardim de infância Sant Pere Pescador / Abar + Ovidi Alum" 31 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-40743/jardim-de-infancia-sant-pere-pescador-abar-mais-ovidi-alum> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.