126° Aniversário de Mies van der Rohe

Um dia como hoje, em Aachen, Alemanha, nasceu uma das figuras mais importantes da arquitetura de todos os tempos. Mies Ludwig van der Rohe nasceu em 1886 e já aos seus 14 anos comecou a dar  os primeiros passos no ateliê de escultura de pedras de seu pai. Seu gosto precoce por formas e a plástica o levaram a mudar-se para Berlim, onde trabalhou vários anos com o principal arquiteto expressionista da época Peter Behrens, com quem construiu as suas primeiras obras de arquitetura e onde adquire conhecimento sobre a disciplina.

Já em 1912, Mies já possuia seu escritório  próprio de  arquitetura e dez anos mais tarde já era editor da revista G com personagens destacados do Neoplasticismo como van Doesburg e Lissitzky. A influência plástica é fundamental no trabalho de Mies, evidenciada pelos novos conceitos vanguardistas de abstração ortogonalidade e fluidez no espaço adotadas por Mies.

Foi durante este período que ele construiu  obras como a Casa Wolf ou Hermann Lange House. No entanto, seria em 1929, que realiza sua obra mais emblemática, o Pavilhão Nacional Alemão para a Exposição Internacional de Barcelona, ​​mais conhecido como o Pavilhão de Barcelona.

Depois de estar no comando da Bauhaus junto a Gropius, até 1933 período onde cria algumas peças de mobiliário, onde aplica antigas tecnologias artesanais, que viriam a se tornar particularmente populares até os dias de hoje, como a Cadeira Barcelona (e mesa) ou a Cadeira Brno. Poteriormente, emigrou para os Estados Unidos, onde torna-se  responsável pela direcao da Faculdade de Arquitetura da Illinois Technology Institute em Chicago, a qual  realizou sua reforma que acabou tornando-se  uma de suas obras mais importantes.

Em 1945 começa a construção da Casa Farnsworth que termina em 1950. Um ano depois, ingressa na sua etapa de construção de arranha-céus. (As torres Lake Shore Drive em Chicago, os Commonwealth Promenade Apartments em Chicago, o Edifício Seagram em Nova York).

Mies morreu em 1969, deixando um dos legados mais importantes do século XX. Até hoje este arquiteto é uma importante fonte de inspiração e estudo para milhões de arquitetos e estudantes em todo o mundo que veem no seu trabalho o espírito de um  inquietante arquiteto com espírito vanguardista, amante da simplicidade e da elegância. “Less is More”.

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "126° Aniversário de Mies van der Rohe" 27 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-40311/126-graus-aniversario-de-mies-van-der-rohe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.