Menção Honrosa: Requalificação de Largos no Pelourinho / Marcos André Seixas Linhares

 

Três aspectos básicos nortearam a elaboração da proposta de requalificação dos Largos do Pelourinho:

1- O respeito ao patrimônio arquitetônico do entorno imediato e do CHS;

2- O respeito aos valores e às manifestações culturais e artísticas populares das diversas comunidades atuantes ou ligadas histórica, social e culturalmente ao CHS;

3- O comprometimento na busca de soluções que resgatassem a utilização desses espaços de forma dinâmica, participativa, ampla e sustentável.

Imagens via IAB-BA

Durante todo o processo de elaboração da proposta estivemos cientes de que o processo de recuperação não se encerra com essa intervenção, assim como as anteriores, e que mesmo a proposta arquitetônica não pode contemplar todas as soluções para a revitalização de um espaço urbano. Pelo contrário, se mal formulada e atendida pode mesmo condenar a desvios bastante perenes toda uma única oportunidade. Assim sendo, procuramos ser bastante objetivos no sentido de termos uma leitura clara e simples dos espaços, com o mínimo de intervenção nas edificações existentes, mas, procurando também oferecer possibilidades de diferentes arranjos e configurações no tempo, dos usos e dos espaços.

Buscou-se a coesão, já que se tratava de conectar espaços que outrora pertenciam a prédios, ruas e níveis diferentes. Buscou-se a comunicação, já que se tratava não de falar a mesma língua, mas de estabelecer um protocolo mínimo de respeito mútuo. Buscou-se a simplicidade sabendo-se que muita coisa ainda está por vir.

Imagens via IAB-BA

Dentro desses aspectos o problema da acessibilidade foi recorrente, mas balizou de forma decidida nossa atuação, como uma das premissas, acima mencionadas, de participação ampla e sustentável.

A identidade dos Largos, para além da questão espacial, foi determinante para esclarecermos as vocações de cada um e não cairmos no vício do traço puro e simples.

A compreensão de que, no momento, fazemos parte de um longo processo de apropriação e fruição do espaço, nos deu a dimensão do respeito ao passado e da ousadia nas propostas, por mais simples que possam ter parecido.

Prancha 1 - Imagens via IAB-BA
Prancha 2 - Imagens via IAB-BA
Prancha 3 - Imagens via IAB-BA

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Marcos André Seixas Linhares
  • Ano: 2012
  • Endereço: Pelourinho Salvador Brasil
  • Operação projetual:Revitalização
  • Status:Concurso

Equipe:

  1. Arquitetura: Marcos André Seixas Linhares
  2. Colaborador: Henrique Costa Fonseca

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Menção Honrosa: Requalificação de Largos no Pelourinho / Marcos André Seixas Linhares" 29 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-39641/mencao-honrosa-requalificacao-de-largos-no-pelourinho-marcos-andre-seixas-linhares> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.