Vídeo: Instalação Windswept / Charles Sowers Studios

Encomendado pela Comissão de Artes de São Francisco para uma instalação permanente no Museu Randal, as ventosas, projetado por Charles Sowers Studios, é uma fachada cinética que transforma uma parede branca em um instrumento de observação que revela as interações complexas entre o vento e o meio ambiente. O projeto consiste em 612 setas direcionais de rotação livre que serve como pontos discretos que indicam a direção do fluxo local dentro de um fenômeno maior.

Windswept from Charles Sowers on Vimeo.

Rajadas de vento, ondulação e rodopios através da escultura, revelam visualmente a complexidade e os meios sempre mutáveis do vento que se inter-relaciona com o edifício e o meio ambiente. Estou geralmente interessado em criar instrumentos que nos proporcionam uma visão sobre os fenômenos normalmente invisíveis ou despercebidos. O terreno do Randall, como muitos em São Francisco, é caracterizado, em grande parte, por sua relação com o vento. Temporalmente, os ventos do continente trazem o clima quente do vale central enquanto o vento da orla promove o famoso clima frio de São Francisco.

© Bruce Damonte

As ventosas buscam transformar uma fachada arquitetônica comum e não inspiradora (a parede branca do teatro) em um amplo instrumento estético/científico para revelar informações sobre a relação entre o terreno e o vento. Nossa experiência ordinária do vento é como um ponto de experimento único de um grande fenômeno invisível. As ventosas são um tipo de conjuntos de sensores que tiram amostras do vento no ponto de sua interação com o edifício do Museu Randall, evidenciando a complexidade e a estrutura dessa interação.

© Bruce Damonte

Passei mais de um ano e meio projetando e testando os modelos das setas de vento. Um protótipo do painel de120 x 120 cm equipado com 6 diferentes desenhos de setas foi montado no local para um ano de teste. Também instalei algumas setas do lado de fora da janela do meu apartamento na Baker Beach no Presídio de São Francisco onde elas estiveram sujeitas a um ano de vento intenso e maresia.

© Bruce Damonte

As ventosas constituem um plano de 6,1 x 10,6 m (altura x comprimento). São aplicadas em um edifício dos anos 40 de estrutura de concreto. Eu anexei uma imagem de como esta parede era antes da escultura ser instalada. A obra toda está descolada da parede que proporciona um volume igual de ar, introduzindo uma entrada de ventilação permanente no meio da parede existente. As setas de vento são feitas de alumínio anodizado prensado. Os eixos das setas são fixados a um sistema arquitetônico de painel de metal composto por 25 placas. Os painéis são perfurados em uma grelha de 30 x 30 cm na qual o empreiteiro da instalação garantiu que as porcas rebites aceitam os eixos de aço inoxidável. Uma vez que os painéis foram instalados, os conjuntos de setas foram rosqueados nas porcas rebites.

© Bruce Damonte

 

 

 

 

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Vídeo: Instalação Windswept / Charles Sowers Studios" 24 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-39527/video-instalacao-windswept-charles-sowers-studios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.