Casa da Montanha / David Guerra

Refúgio de final de semana para a mãe com seus dois filhos casados, noras e netos, localizado em um condomínio com grandes lotes, cercado por uma reserva ecológica, tinha como intenção criar uma casa integrada à natureza, que funcionasse como um grande “deck de contemplação e convivência”, utilizando materiais naturais, com intenção de aconchego em uma proposta contemporânea. Toda a parte íntima e de lazer se desenvolveu em um único nível, voltado para as montanhas, com um pátio gramado para o qual se abria as varandas dos quartos , das salas, piscina, deck, ducha, espelho d´água e uma cascata.

© Jomar Bragança

Os desafios do projeto foram, trabalhar de maneira harmônica as multiplicidades de gosto dos três núcleos (mãe e dois filhos) além de conseguir possibilitar a existência de tantos matérias numa linguagem única, alinhavando elementos naturais e rústicos, junto com outros contemporâneos.

© Jomar Bragança

Outro desafio foi a compatibilização dos projetos de estrutura metalica na parte das salas varandas e quartos, com a madeira de demolição e o sistema estrutural convencional. Buscando garantir peças esbeltas e que venceriam grandes vãos optou-se pela estrutura metálica no volume das salas e cozinha. Esta foi toda revestida em madeira de demolição, o que gerou muitas conversa de como fazer os arremates e varias pranchas de detalhes.

© Jomar Bragança

O objetivo das escolhas dos materiais era aliar beleza ,aconchego com facilidade de manutenção, além do contraste dos naturais e tecnológicos, como madeira de demolição, pedra , barro, bambu, fibra, ladrinho , tecnocimento, estrutura metálica,aço inox,vidros laminados,duplos e espelhados, pastilhas de vidro, alumínio anodizado, venezianas de madeira,etc.

© Jomar Bragança

A escolha adequada da posição da casa, seus panos de vidro, venezianas de madeira e circulação cruzada de ventilação tornaram o ambiente extremamente confortável.

© Jomar Bragança

Portas de madeira maciças e a utilização de madeira em piso, paredes e teto , favorece a absorção de ruídos aumentando o conforto acústico.

© Jomar Bragança

As coberturas em balanço das varandas feitas em estrutura metálica, bambu e policarbonato tinha a intenção de trazer o sombreamento e criar um clima de vilas.

© Jomar Bragança

A escolha do mobiliário tinha intenção de não se ater a modismos, buscando retratar a multiplicidade com as histórias pessoais de cada um, suas referências e valores com as possibilidades do mercado.

© Jomar Bragança

O mobiliário passeia entre peças antigas, anos 50, designers brasileiros, os clássicos, os rústicos e os contemporâneos todos com fluidez e leveza para se ver através :  a paisagem.

© Jomar Bragança

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:David Guerra Arquitetura e Interior
  • Ano: 2009
  • Endereço: Condomínio Arvoredo Nova Lima Brasil
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Madeira e Pedra
  • Localização: Condomínio Arvoredo, Nova Lima, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquiteto: David Guerra
  2. Colaboradores: Arquiteta Cori Coraci, Arquiteta Gisella Lobato, Lucas Lage e Marcelo Lacayo
  1. Principais Fornecedores: Construtora Alicerce, Tradição Mineira (estruturas de madeira, piso, forro, portas, esquadrias e venezianas em madeira), Insigth (armários e móveis projetados pelo escritório), Granitop (mármores e granitos), Minasite (pisos externos), Terratile (cerâmicas), Valveé (louças e metais Deca, acessórios de banheiro), Consulte Vendas (coifa inox), Iluminar (iluminação), São Romão (móveis), Dominox (móveis),Francinno (móveis), Pequena Tiradentes (móveis), Inside (móveis), Hindy (móveis e adornos), Casa Design Brasileiro (móveis e adornos), Hogar (adornos), Nícia Braga (cerâmicas/ esculturas), Ricardo Carvão (esculturas), Galeria Celma Albuquerque (fotografias e obra Lêda Catunda), Flores Muito Mais, Amém Casa (almofadas),Casa VB (roupas de cama e banho),Marie Camille (tapetes).
  2. Texto cortesia David Guerra

 

 

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa da Montanha / David Guerra" 24 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-39429/casa-da-montanha-david-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.