Parada de descanso Akkarvikodden / Manthey Kula Architects

O projeto está situado em Lofoten, ao longo de uma das rotas nacionais turísticas na Noruega. Existem 18 rotas como esta no país, todas escolhidas por suas paisagens características e espetaculares. As instalações para os turistas que dirigem nestas vias, como paradas para descanso, plataformas mirantes e conexões para pontos locais de interesse são criadas por arquitetos e paisagistas com o propósito de oferecer uma experiência tanto da natureza como do design. Até agora, seis rotas possuem o status de Rotas Turísticas e mais doze estão em planejamento. O projeto será concluído em 2016.

© Knut Hjeltnes

O equipamento de instalações sanitárias na borda da estrada em Akkarvikodden está construído conectado à parada de descanso existente projetada pelo arquiteto paisagista Inge Dahlmann/Landskapsfrabikken. A atribuição dada a Manthey Kula foi a de projetar uma instalação sanitária que pudesse substituir a estrutura existente que foi extraída de suas fundações pelos fortes ventos do Oceano Atlântico.

© Paul Warchol

Lofoten é localizada nos paralelos 67° e 68° do Círculo Polar Ártico no norte da Noruega. O sítio para o projeto é extraordinário. A estrada corre sobre um estreito platô entre as montanhas e o mar. No local onde está a parada de descanso, o platô se alarga e pode-se desfrutar a experiência de entrar em um espaço entre as montanhas de onde a vista do horizonte é muito marcante.

© Steinar Skaar

O projeto tinha dois objetivos. Um era criar uma pequena construção bem pesada que não pudesse ser levantada do solo. O outro era conceber interiores que bloqueassem o cenário externo. O primeiro objetivo foi obviamente muito pragmático, uma resposta direta à história do edifício precedente. O segundo já foi mais obscuro. A experiência do lugar, das montanhas, do mar e do clima costeiro permanente é muito intensa. Os quartos de descanso foram concebidos para proporcionar uma pausa das impressões da natureza ao redor, oferecendo uma sensação das diferentes qualidades sensoriais.

© Paul Warchol

O quarto de descanso é aberto apenas durante o verão, assim o edifício não precisou de insolação. Inicialmente, a construção era em concreto. Porém, após a análise do trabalho de algumas indústrias mecânicas locais, o projeto se transformou em um corpo de chapas soldadas. A estrutura do pequeno edifício não é diferente da estrutura de um navio: chapas de aço soldadas reforçadas in loco com anilhas de aço – todas as partes foram especialmente desenhadas para sua aplicação específica.

© Paul Warchol

A fundação e as duas paredes que suportam a instalação sanitária em aço inoxidável são construídas em concreto. Os painéis de vidro possuem 12 e 20mm de espessura. As portas são produzidas em chapas de aço inoxidável de 5mm. Já as paredes e a cobertura são feitas de aço corten de 10mm.

Para evitar que a ferrugem descolora as roupas dos visitantes, partes das paredes são revestidas com painéis de vidro. No menor dos quartos de descanso, um painel de vidro está fixado sobre o teto. Sobre este painel pode-se ver a reflexão do horizonte.

Planta
Corte

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Manthey Kula Architects
  • Ano:
  • Tipo de projeto: Infraestrutura
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Lofoten, Noruega

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Parada de descanso Akkarvikodden / Manthey Kula Architects" 22 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-39084/parada-de-descanso-akkarvikodden-manthey-kula-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.