Centro aquático esportivo “L´ARGILA” / AC-ARCHITECTURE

 

O projeto parte da necessidade de dotar o municipio La Pobla de Vallbona de uma instalação esportiva e de recreio, aquática, que faltava e que representava uma necessidade da população. Estas instalações são anexos e passam a completar e melhorar o complexo esportivo existente.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

O programa consiste em uma sala de águas coberta, com uma piscina principal (25×16,5m), uma pequena escola (6×12,5m), uma jacuzzi e espaços anexos para monitores e tratamentos.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

Ainda conta com quatro salas esportivas de distintos tamanhos, cinco vestiários com banheiros e duchas, depósito, escritório de administração, enfermaria, limpeza, cafeteria com múltiplos acessos e terraço, e áreas verdes.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

No exterior, está uma piscina ao ar livre, de recreio e sobre a cobertura quatro campos de padel (jogo valenciano, semelhante ao tênis).

Imagem 3

O programa de necessidades é desenvolvido principalmente em uma só planta, no que a disposição dos espaços, a relação com o entorno e a acessibilidade estão garantidas.

Planta Térreo

Cria-se três volumes com três níveis diferentes, um mais alto com uma proporção quase quadrada, outro como conector e por último o da cafeteria, que se materializa como uma peça mais leve e brilhante, mediante um revestimento de vidro.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

Todos os espaços são organizados em torno ao acesso principal, permitindo que com um pequeno caminho horizontal se acesse a atividade desejada.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

IMAGEM

O complexo apresenta uma imagem clara, com os volumes indicando os diferentes usos, hierarquizando em altura e em imagem a peça mais significativa. Para se ter unidade no conjunto são utilizadas lâminas de alumínio, colocadas na horizontal que correm a fachada como um rodapé de um andar de altura, unindo vazios e cumprindo uma dupla função, estética/compositiva de um lado e de controle solar nos dois grandes panos de vidro da fachada.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

Acima deste nível, destaca-se o volume prismático da piscina principal, com uma fachada ventilada de lâminas horizontais de um material compacto de resinas fenólicas de diversas larguras.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

A cafeteria, colocada como um nexo ou ponto de união entre o existente e as novas instalações, é pensada como um lugar luminosos e transparente, de dia inundado de luz, com seus grandes panos de vidro, e a noite iluminado como uma lanterna, reconhecível em todo o complexo.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

Nos interiores, prioriza-se a luz natural, tentando maximizar seu aproveitamento, e a utilização de cores vivas e motivos que conferem uma imagem dinâmica e esportiva.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

A sala principal da área de piscinas, é destacada por sua espacialidade, conseguida com a eliminação de elementos que interrompem a continuidade visual, e pela luz natural filtrada pelas lâminas exteriores.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

MATERIALIDADE

Para este projeto decidimos utilizar materiais que nos garantam uma vida útil prolongada,  materiais que sejam resistentes, tanto ao desgaste pelo uso, como ao ambiente que estarão expostos, e com um contrastante baixo custo de manutenção.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

Concreto à vista, concreto nas paredes, vidro, alumínio lacado, aço inoxidável, revestimento contínuos vinílicos no piso, revestimentos de paredes de painéis compactos de resinas fenólicas, solid-surface no mobiliário dos vestiários, reforçam a ideia de uma instalação moderna e duradoura.

Cortesia de AC-ARCHITECTURE

 

 


Ficha técnica:

  • Arquitetos:AC-ARCHITECTURE
  • Ano: 2011
  • Área construída: 4382 m²
  • Endereço: La Pobla de Vallbona Valencia Espanha
  • Tipo de projeto: Equipamento de Lazer
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: La Pobla de Vallbona, Valencia, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: AC-ARCHITECTURE

 

Informação Complementar:

  1. Instalações: ICS Ingenieros
  2.  Cálculo estrutural: Tignus S.A. Ingeniería y Construcción
  3.  Construtora: FCC Fomento de Construcciones y Contratas S.A.
  1. Cliente: Prefeitura de La Pobla de Vallbona
  2. Fotografias: Carlos Gutierrez e Emilio Conejero

 

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Centro aquático esportivo “L´ARGILA” / AC-ARCHITECTURE" 15 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-37941/centro-aquatico-esportivo-largila-ac-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.