Concurso Público Nacional para o Complexo do Sistema Fecomércio - RS - 2° Lugar / Ideia1 Arquitetura e Planejamento

A vasta dimensão do lote nos levou a certeza de que as edificações deveriam se estender por todo o território, deixando uma grande área verde interna conformando um parque – onde locamos de forma linear o Centro de Convivência. Buscou-se a orientação geral do observador ao chegar no local, compreendendo a força do Sistema Fecomércio através de um reconhecimento imediato de toda a extensão do complexo – com ênfase focal no Centro Administrativo.

Centro de Eventos

O Centro de Eventos foi localizado logo no acesso principal para maior facilidade de escoamento. O Centro Educacional foi zoneado a leste do terreno, permitindo uma expansão mais livre e de fácil ajuste às necessidades contemporâneas das futuras edificações que ali virão.

Centro Administrativo

O Centro Administrativo parte do princípio da integração máxima do espaço fechado com o espaço aberto, resolvendo as funções da forma mais pragmática possível: uma barra de 110metros de comprimento para as funções de escritório e um volume com planta quadrada para as funções mais específicas e integradas.

Lamina 5

As circulações que unem estes blocos são o grande elemento integrador, e contam com uma visibilidade completa do complexo e suas edificações. Tem-se a impressão de que o Parque está praticamente dentro do Centro Administrativo, que se abre para ele no saguão de pé-direito total e fachada sul envidraçada. A linguagem adotada explora os sistemas construtivos e de vedação como elementos de expressão e composição.

Lamina 6

O traçado urbanístico que adentra o terreno nasce e despeja-se pelo terreno quase como que naturalmente, resolvendo com apenas dois anéis viários toda a ocupação e circulação do complexo. É simples porém não óbvia.

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Ideia1 Arquitetura e Planejamento
  • Ano: 2011
  • Endereço: Av. Fernando Ferrari, s/n, Anchieta Porto Alegre, RS Brasil
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Concreto e Metal
  • Localização: Av. Fernando Ferrari, s/n, Anchieta, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Ideia1 Arquitetura e Planejamento
  2. Arq. Gabriel Cruz Grandó
  3. Arq. Cristina Ferreira Martins
  4. Arq.Marcos Rodrigues Laurino
  5. Equipe
  6. Arq. Camila Sanvitto
  7. Arq. Marta Kessler
  8. Juliana Silva
  9. Luis Rocha
  10. Simone Weber

Informação Complementar:

  1. Consultores
  2. Arq. Claudia Dalligna
  3. Arq. Giancarlo Gasparotto
  4. Eng. Elvis Capeggiani

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Concurso Público Nacional para o Complexo do Sistema Fecomércio - RS - 2° Lugar / Ideia1 Arquitetura e Planejamento " 12 Out 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-3743/concurso-publico-nacional-para-o-complexo-do-sistema-fecomercio-rs-2-graus-lugar-ideia1-arquitetura-e-planejamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.