Biblioteca Multimídia e HQE Auditório / deAlzua+ & Atelier 9.81

 

O plano para a biblioteca multimídia se insere na abordagem geral do Desenvolvimento Sustentável iniciado pela cidade de Méricourt. Localizado nas entradas de um novo bairro ecológico, na junção entre o centro da cidade e a cidade mineradora, a biblioteca multimídia constitui a característica que define esta área de 7 hectares onde habitação, equipamentos e serviços públicos serão desenvolvidos.

Cortesia de deAlzu+ & Atelier 9.81

A biblioteca multimídia simbólica e fisicamente afirma sua posição na confluência entre o centro e o norte da cidade, com seu hall de passagem, apoio para espaço de exposição e suas duas entradas, uma ao norte e a outra ao sul.

Cortesia de deAlzu+ & Atelier 9.81

A planta é naturalmente orientada para uma praça, com a qual mantém uma forte conexão. Assim, ela se insere em uma instalação de paisagem constituída de um sistema em finas tiras. Uma cobertura marcada pela alternância de luz e sombra cria uma área de transição entre o interior e o exterior.

Planta

Este equipamento se enquadra no âmbito de uma iniciativa ambiental beneficiando-se de um design bioclimático. O edifício se abre naturalmente para o sul, enquanto o norte propõe uma fachada de forte inércia. A implementação de uma fachada de madeira proporciona um caráter unitário ao edifício.

Implantação

As qualidades deste exterior se adaptam às orientações bem como à planta (fachada única, filtro, cobertura apoiada em um muro etc.). Os espaços de serviço atuam como uma introdução termal para o norte, enquanto os espaços de consulta beneficiam-se da luz de um pátio e uma ampla fachada de vidro ao sul, protegidos por uma grande cobertura. Recuperação de águas pluviais, ventilação cruzada mecanicamente monitorada, produção geotérmica e abastecimento doméstico de água quente suplementam o equipamento.

Cortesia de deAlzu+ & Atelier 9.81

Os usos desenvolvidos no jardim estão inseridos na continuidade cultural da biblioteca multimídia, que propões workshops e um curso focado no Desenvolvimento Sustentável. Aqui, oferecemos um equipamento no qual todos podem se sentir em casa, que permite a expressão do habitantes por meio de oficinas, espaços de exibição e auditório. Desta maneira, o projeto abertamente salienta um aspecto participativo.

Cortesia de deAlzu+ & Atelier 9.81

Criar condições para o intercâmbio e configurar um instrumento que permite uma apropriação do equipamento pelos habitantes são as principais questões por trás deste projeto.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:deAlzua+ & Atelier 9.81
  • Ano:
  • Área construída: 1500 m²
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Méricourt, França
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: deAlzua+ & Atelier 9.81
  2. Equipe de projeto: Geoffrey Galand , Cédric Michel, Annabelle Maze, Julien Evrard, Vanessa Barrois, François Claye

Informação Complementar:

  1. Departamento Técnico de Pesquisa: B&R Engineering
  2. Departamento Técnico HQE de Pesquisa: Solener
  1. Custo: 2.500.000 euros líquidos
  2. Fotografias: Cortesia de deAlzu+ & Atelier 9.81
  3. Proprietário contratante: Cidade de Méricourt

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Biblioteca Multimídia e HQE Auditório / deAlzua+ & Atelier 9.81 " 07 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-36706/biblioteca-multimidia-e-hqe-auditorio-dealzua-mais-e-atelier-9-ponto-81> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.