Do Porto ao Pontal / Rua Arquitetos

 

QUESTÃO

O Rio de Janeiro é uma cidade infestada por automóveis e engarrafamentos, repleta de conflitos entre veículos e pessoas no espaço público. Fruto de omissão e incompetência do planejamento das últimas décadas, aliados ao rodoviarismo e ao individualismo inconsequentes, este cenário se mostra distante da sua reversão.

Mapa Geral - Do Porto ao Pontal

A atual política de implantação de corredores exclusivos de transporte público ainda engatinha na direção de oferecer conforto e poder transformar o hábito dos cariocas para diminuir a presença dos carros na paisagem.

Eixo 01 - Imagem Porto / Aterro do Flamengo

Por outro lado as áreas de lazer, majoritariamente localizadas ao longo da orla, se enchem cada vez mais de pessoas, sobretudo nos finais de semana, aumentando a demanda por novas áreas livres e sem veículos.

-como seriam as ruas do rio com ciclistas e pedestres no lugar dos carros? -como lembrar às pessoas sobre a possibilidade do deslocamento de bicicleta? -como ampliar a oferta de áreas de lazer na cidade?

A PROPOSTA: ‘DO PORTO AO PONTAL’

A proposta consiste em uma ação de efeito prático e simbólico, simples, capaz de promover novos espaços públicos e o reencontro das pessoas com a rua, com a bicicleta e com o rio.

Conexão Lago Rodrigo de Freitas / Praia de Botafogo

A grande maioria das ruas e avenidas que ligam bairros da cidade sofre considerável redução de carga de veículos nos finais de semana, acarretando ociosidade e insegurança. São vias subutilizadas que sugerem, portanto, outras possibilidades de uso ao seu espaço.

Eixo 02 - Imagem Botafogo / Gávea

A exemplo do que acontece com a orla da cidade aos domingos, propomos para os dias de baixo fluxo o fechamento de uma faixa de rolamento, através de sinalização adequada, para conversão em área de lazer contínua, como uma vias mais funcionais, reversíveis e capazes de articular e conectar efetivamente do Porto do Rio ao Pontal do Recreio.

Eixo 03 - Imagem Leblon / Barra / Pontal (Av. Niemeyer)

Para isso prevemos a conversão em 3 trechos a seguir:

Eixo 1: Porto – Aterro do Flamengo: conversão da Av. Rio Branco

Eixo 01 - Porto / Aterro do Flamengo

Eixo 2: Botafogo – Gávea: conversão das ruas São Clemente; Rua Humaitá; Rua Jardim Botânico

Eixo 02 - Botafogo / Gávea

Eixo 3: Leblon – Barra – Pontal: conversão da Av. Niemeyer e Elevado do Joá

Eixo 03 - Leblon / Barra / Pontal

Como estratégia de implantação e reconquista dos espaços, propomos a conversão progressiva dos eixos 2,3 e 1. Inicialmente nos dias de menor uso e posteriormente, nos horários baixo fluxo para compartilhamentos diários.

Eixo 03 - Imagem Leblon / Barra / Pontal (Elevado do Joá)

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetura: Rua Arquitetos - Pedro Évora, Pedro Rivera,Carina Batista e Laure Beringuer

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Do Porto ao Pontal / Rua Arquitetos" 05 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-36254/do-porto-ao-pontal-rua-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.