Casa em Alpicat / Albert Brito + Carles Enrich

Diretrizes para uma vida doméstica entre paredes.

Alpicat é um pequeno município a noroeste de Lleida, cuja principal atividade econômica é a agricultura e a indústria cerâmica. Sua crescente população começa a configurar pequenas localidades dispersas pelo território, a maioria das quais segue o modelo de cidade-jardim. A habitação que construímos faz parte de uma delas.

Cortesia Brito e Enrich

O projeto trata de recuperar algumas condições paisagísticas das habitações tradicionais da zona, assim como os sistemas construtivos e os materiais. Neste sentido, todos os materiais utilizados na obra são locais: os tijolos e os blocos são fabricados pela indústria cerâmica do município, enquanto que tanto os elementos estruturais de concreto, como o resto de materiais que formam a casa, são de uma importante empresa na cidade vizinha, Lleida.

Cortesia Brito e Enrich

Com o claro objetivo de habitar todo o terreno, o que acontece por meio de uma série de paredes longitudinais de tijolo, da mesma forma que se usa na construção de paredes de pedra seca, há mais de cem anos para o cultivo da videira e a separação entre campos de cultivo. Pretende-se fugir da tipologia da casa isolada no meio do terreno, entendo toda a área do lote como habitável.

Cortesia Brito e Enrich

As paredes que configuram o projeto são estrutura e fechamento, e interpretam as diretrizes para que a vida domestica desenvolva-se entre elas. A posição longitudinal das paredes promove a relação da casa com a rua e com os pátios-jardim e evita as relações indesejadas e incômodas com os vizinhos. Os espaços interiores da habitação são distribuídos com a máxima flexibilidade possível, articulados por alguns pátios interiores que oferecem em todo momento vistas ao exterior.

Cortesia Brito e Enrich

A lógica construtiva mostra-se em toda a sua realidade. As paredes são coroadas com vigas de concreto armado, sobre as quais se apoia a laje entre vigas. A singular construção permite tanto a subtração de peças, criando brises, que filtram a luz e oferecem privacidade, como a adição de peças que sobressaem à parede convidando a vegetação a apropriar-se de certas partes da habitação, promovendo uma maior relação com a natureza e paisagem.

Cortesia Brito e Enrich

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Albert Brito + Carles Enrich
  • Ano: 2011
  • Área construída: 300 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Concreto
  • Estrutura: Concreto e Tijolo
  • Localização: Lleida, Espanha

Equipe:

  1. Arquitetos: Albert Brito + Carles Enrich
  2. Colaboradores: Ariadna Sierra
  3. Arquiteto técnico: Lídia Aresté

Informação Complementar:

  1. Estruturas: masaad – Roger Saderra + Miquel Rodríguez
  2. Instalações: Albert Brito + Carles Enrich
  3. Construtora: ECON2008 SL
  1. Fotógrafo: David Brito y Carles Enrich

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa em Alpicat / Albert Brito + Carles Enrich" 05 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-36233/casa-em-alpicat-albert-brito-mais-carles-enrich> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.