Maillen Hotel & Apartment / Urbanus

Os projetos de habitação contemporânea na China seguem uma fórmula preocupada do mercado imobiliário para limitar os riscos no setor. Como resultado, é difícil de encontrar oportunidades e espaço para que os arquitetos desenvolvam novas tipologias de habitação em uma realidade tão orientada pelo mercado.

© Wu Qiwei

Situada em uma área ao lado de um morro no distrito de Shekou em Shezhen, a área total do terreno do projeto é de aproximadamente 13,200m², com 25,100m² de área construída para apartamentos residenciais e quartos de hotel. A intenção do projeto é questionar os investimentos convencionais do mercado imobiliário na China, para o qual o processo de desenho é apenas uma forma de economizar na construção, ao invés de um projeto arquitetônico de qualidade espacial.

© Wu Qiwei

Contrastando a isso, o conceito chave deste projeto concentra-se em como contextualizar a arquitetura com a condição geográfica existente e retomar a experiência dos jardins tradicionais chineses em fazer espaços de estar modernos, assim reinterpretando o sentimento da vida cotidiana e a organização espacial tradicional da China. Como resultado, o Maillen Hotel & Apartment torna-se um ambiente especial para se viver, tanto para moradores de curto e longo prazo. A proposta oferece uma alternativa aos típicos modelos de empreendimentos habitacionais. Além disso, permite lucros suficientes e aumenta as oportunidades de trabalho local.

© Wu Qiwei

 

© Wu Qiwei

O projeto lembra algumas ideias fundamentais filosóficas de paisagem enfatizando a experiência dos ‘morros fora dos morros e dos jardins dentro dos jardins’. A filosofia tradicional chinesa normalmente imagina o idealismo ente o homem e a natureza usando a relação metafórica e dialética de morro/água e jardim/árvores. Com estes conceitos em mente, os arquitetos gostariam de criar um novo modo de vida, que integra habitação tradicional, teoria da paisagem e modo de vida contemporâneo. A organização interna espacial é bem desenhada: uma experiência linear e contínua é gerada quando se entra no complexo seguindo os caminhos. A ênfase da ideia de tempo é uma tentativa de imitar o ritmo da experiência espacial dos vilarejos tradicionais e paisagens na China.

© Wu Qiwei
© Wu Qiwei

Localizado ao pé do morro, chamado de ‘Nan Shan’, o terreno é um terraço e inclinado. O complexo do edifício suavemente cresce sobre a paisagem em geometria retangular, respondendo a geografia. Lagoas e pátios são oferecidos aos residentes para recordar a experiência da natureza no ambiente construído pelo homem. Vistas a partir das unidades estendem para os pátios menores, onde bambu, pinho e flor de ameixa podem ser encontrados. No centro do complexo, uma modesta passagem flutuante se forma sobre a água, ligando os jardins interconectados.

Fachadas
Implantação

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Urbanus
  • Ano: 2011
  • Área construída: 21540 m²
  • Área do terreno: 13198 m²
  • Endereço: Shekou Shezhen China
  • Tipo de projeto: Uso Misto
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Shekou, Shezhen, China

Equipe:

  1. Arquitetos: Estrada de Yanshan, Shekou, Distrito de Nanshan, Shenzhen, China
  2. Arquitetos de projeto, coordenador de projeto: Meng Yan, Zhu Jialin
  3. Equipe de projeto: Zheng Ying, Huang Zhiyi, Yao Xiaowei, Zuo Lei, Liu Xiaoqiang, Yie Peijun, Li Da, Shen Yandan, Ji Yuyu, Zhang Zhen, Liu Liu, Liu Zirong, Xia Miao, Yuan Yi, Guo Donghai
  4. Paisagismo: Xing Guo, Wei Zhijiao, Ding Yu, Cedric Yu, Li Jing, Huang Yihong, Liao Zhixiong

 

 

 

 

 

  1. Cliente: Investidores do Mercado Imobiliário da China Co. Ltda.

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "Maillen Hotel & Apartment / Urbanus " 02 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-36010/maillen-hotel-e-apartment-urbanus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.