Casas na Ria De Aveiro / RVDM

O programa desejava duas casas geminadas à frente de uma única paisagem, desfrutando das soberbas vistas sobre a Ria de Aveiro. O local, cheio de água e luz, nos limites de Aveiro, possuía uma topografia difícil e atraente.

© FG + SG - Fernando Guerra, Sergio Guerra

O cliente pediu atributos semelhantes para as duas casas, ambas olhando o cenário e com luz solar direta. Devido à orientação para a paisagem, uma das casas tornar-se-ia sombria por causa de sua posição para o lado norte. Para resolver isso, todo o volume superior franziu-se e tornou-se mais exposto à luz solar.

© FG + SG - Fernando Guerra, Sergio Guerra

A opção de projeto resolveu o programa dos clientes organizando dois volumes, um sobre o outro: um mais longo, ligeiramente deslocado, suporta o outro volume, livre e em busca da paisagem. O franzido do volume superior ajudou na criação de uma textura para as elevações com revestimento de painéis HPL inteiros (300 x 115 cm) para melhor vedação. A posição exterior dos painéis é desenhada para permitir persianas ao redor de toda a casa.

© FG + SG - Fernando Guerra, Sergio Guerra
© FG + SG - Fernando Guerra, Sergio Guerra

Os espaços internos foram desenhados com o mesmo padrão. No volume superior, caixas internas organizam os espaços íntimos e sociais, direcionando as vistas para oeste e para a lagoa.

Plantas
Cortes

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: RVDM
  2. Equipe de projeto: Rui Rei, Ricardo Senos, Jorge Brito, Catarina Simões e Nuno Marques
  3. Engenharia: Da Vinci Lda

 

 

 

 

 

Informação Complementar:

  1. Área construída: 2 x 270m²
  2. Ano de projeto: 2003
  3. Ano de construção: 2007

 

 

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Gica Fernandes. "Casas na Ria De Aveiro / RVDM" 01 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-35905/casas-na-ria-de-aveiro-rvdm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.