DomoLab / ENCORE HEREUX Architectes

 

CONTEXTO

Localizado no Centro de Pesquisa do Saint Gobain em Aubervilliers, DomoLab é um edifício imponente, restaurado em 1999 pelos arquitetos OdileDecq e Benoit Cornette.

Cortesia de ENCORE HEUREUX Architectes

Usada como um depósito de materiais necessário para a atividade de pesquisa, a ocasião 19 passou por uma renovação completa, de um galpão não isolado para um edifício de baixa energia (BBC). Isto foi uma oportunidade para implementar a experiência de Saint-Gobain em renovação térmica.

ESTRATÉGIA DO VÁCUO

Construir um centro de inovação supôs imaginar um espaço suficientemente suave e flexível para acomodar a apresentação daquilo que seria novidade no futuro. Por definição, a inovação é decididamente voltada para o futuro e um centro como esse deve ser aberto e reconfigurável.

Cortesia de ENCORE HEUREUX Architectes

A grandiosidade do edifício almejado nos levou a manter muito espaço vazio sem função construída. A área central é disponível e facilmente apropriável para eventos temporários ou acontecimentos posteriores.

ROTA DE VIAGEM

Acomodar os diferentes atores do habitat (arquitetos, consultores, empreendedores, fabricantes, instituições) atingindo os visitantes desejados para criar ritmos e cursos em diversos ambientes.  Aproveitando os 11 metros do cume, os espaços são organizados em três pavimentos. Uma grande parede de inspiração, cuja forma é uma homotetia do período, articula de um lado a entrada com a câmara e de outro lado uma sala de projeção 3D sustentada por um mezanino pelo qual se pode descobrir toda a nave.

Cortesia de ENCORE HEUREUX Architectes

Uma passagem lateral acessa a soluthèque, que se estende no segundo nível com um salão nas assembleias da estrutura existente. O espaço de trabalho (escritórios e salas de reunião) está sobre os pilotis e aberto para o céu.

CINZA-BRANCO-VERMELHO

O desempenho do envelope de isolamento térmico resulta em uma pele dupla interna de cor cinza claro, em que se sobressaem o branco puro dos volumes dos espaços de trabalho.

Cortesia de ENCORE HEUREUX Architectes

Esta sutil harmonia contrasta com um vermelho intenso em ambas as extremidades do edifício. Elas são matizadas do piso ao teto para dramatizar o espaço e focar a atenção: na entrada, é um caso de perdição infinita na proliferação do entretenimento leve.

Cortesia de ENCORE HEUREUX Architectes

Na soluthèque, é um quadro panorâmico no qual se descobre a extensão das competências do Saint-Gobain.

Cortesia de ENCORE HEUREUX Architectes

JOGOS DE QUADROS

Optamos por construir em estrutura de madeira seguindo a estrutura existente enfatizada por uma única rajada. Um esmalte incolor assume novos elementos, postes e vigas do corredor. Para cada um dos novos elementos construídos, o mesmo conjunto de regras: não perturbar a integridade da estrutura das explorações.

Cortesia de ENCORE HEUREUX Architectes

RENOVAÇÃO / OBJETIVO DE UM EDIFÍCIO DE BAIXA ENERGIA

Atingir um nível ideal de conforto no verão sem instalar algum sistema de refrigeração foi um dos objetivos primários na transformação do galpão não isolado para um edifício altamente eficiente BBC. Para começar com um alto nível tanto de atenção como precisão em todas as etapas foi necessário desenvolver e assegurar a continuidade do isolamento térmico localizado no interior do edifício.

Cortesia de ENCORE HEUREUX Architectes

Para obter um alto grau de desempenho térmico, foi essencial reduzir a perda térmica ao mínimo. Portanto, a atenção foi centrada em evitar transmissão de calor e garantir a impermeabilidade do envelope.

 

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: ENCORE HEUREUX Architectes
  2. Equipe de projeto: Gabriel Marly, Pauline Lavagned’Ortigue, Jean-Marie Thouvenin, Maurice Manceau, Jean-Paul Straetmans, Julien Choppin e Nicola Delon
  3. Coordenador do projeto: Agathe Chiron

 

Informação Complementar:

  1.  Arquiteto paisagista: Florian Delon

 

  1. Orçamento: 3,000,000 euros
  2. Cliente: SAINT GOBAIN Recherche
  3. Consultor do cliente: AURIS

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "DomoLab / ENCORE HEREUX Architectes" 04 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-35080/domolab-encore-hereux-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.