Pipelight / TRYPTIQUE

A Pipe Light foi criada a partir da concepção de um produto que fosse morficamente semelhante a um organismo vivo que invade e toma as partes de uma casa, como uma trepadeira; fazendo assim papel de uma ponte entre arte e design. Mas ao contrário de seu objeto de inspiração – que fazem o processo da fotossíntese -, a pipe light se “alimenta” da escuridão para iluminar. Não apenas isso, as luminárias também escancaram o desenho arquitetônico que fica oculto entre as paredes. Por meio do uso de conduítes e outros componentes industriais existentes, não modificados, ela propõe uma discussão entre funcionalidade, estética e valor artístico.

© Romulo Fialdini
Esquema

Esta instalação da Pipe Light foi realizada a convite de Houssein Jarouche – dono da loja Micasa com projeto assinado pela Triptyque – ao adquirir uma casa abandonada ao lado de sua loja. Após receber a intervenção projetual do estúdio 20.87, a casa acabou abrigando a exposição intitulada “do outro lado do muro”, que contou com 19 expressivos nomes no campo da arte e do design nacional e internacional, entre 09 de agosto e 06 de setembro de 2008. A exposição levantou um questionamento acerca da atual problemática do processo criativo e estimulou um diálogo entre arte e design, propondo uma diminuição dos limites entre um meio e outro.

© Romulo Fialdini
© Romulo Fialdini

O projeto das luminárias apareceu pela primeira vez no projeto da casa noturna Museum e a partir de então passou a tomar vida própria e foi transformada em produto que será editado na Micasa, com projetos especiais pela Wall lamps.

© Romulo Fialdini
© Raphael Manfré

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Projeto Executivo: TRIPTYQUE - Greg Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli
  2. Chefe de Projeto: Flavio M1R

Informação Complementar:

  1. Supervisor Técnico: Anderson Brandão
  2. Instalações: J.F. Instalações
  3. Cliente: Micasa
  4. Fotógrafos: Romulo Fialdini, Raphael Manfré

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Pipelight / TRYPTIQUE" 28 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-35076/pipelight-tryptique> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.