Ex House / GarcíaGermán Arquitectos

O termo “Ex” refere a um processo vital desenvolvido por nosso cliente por meio de um abandono do centro de Madri e suas desvantagens deixando para trás um mundo de rotinas urbanas. Este deslocamento visa alcançar um sentimento de retiro e isolamento inerentes ao ambiente rural da serra de Somosierra, onde a casa está localizada, porém aproveitando sua proximidade com a cidade, sendo a propriedade situada apenas 1km de distância da rodovia N-1 e uma hora dirigindo de Madri. Um modo de vida em sintonia com a natureza, mas acessível da cidade, apropriada para moradores jovens.

© Jorge López Conde

A casa, camuflada dentro de uma densa floresta, consegue direcionar suas visuais para o granito de Somosierra e os picos de La Pinilla ao sul, enquanto volta-se, ao mesmo tempo, para as vastas planícies de sedimentos avermelhados que se estende para norte, situando-se nesta transição geológica e visualizando ambas as direções. Estas vistas são formadas em duas grandes aberturas idênticas posicionadas em lados opostos da planta central quadrada da área de estar. Este espaço possui uma lareira e pé-direito duplo para o norte, regulando a temperatura interna da casa.

Planta pavimento térreo
Planta 1° pavimento

Os sistemas da edificação incorporam dispositivos avançados em métodos construtivos com uma preocupação predominante com sustentabilidade na aplicação de processos e de materiais, oferecendo padrões ambientais que combinam um grau contemporâneo de conforto com a recuperação de um estilo de vida isolado com todos os seus encantos.

© Jorge López Conde

O uso de madeira e suas qualidades, não apenas técnicas (isolamento, facilidade de manejo, redução de desperdício), mas também culturais e corporais (consciência de uma vida sustentável, texturas aconchegantes, conotações de conforto), determinam todo o processo de trabalho, promovendo a casa com suas características naturais e acabamentos amigáveis.

© Jorge López Conde

O processo de trabalho foi drasticamente reduzido dos usuais 13 a 14 meses em construções desse porte (120 a 140m²) para apenas 3 meses, permitindo que a conclusão da casa acontecesse em aproximadamente 8 meses a partir dos primeiros desenhos, diminuindo os custos através da minimização do transporte, redução do deslocamentos de todas as partes envolvidas e encurtamento das fases de gestão. O aquartelamento dos painéis laminados de madeira de alta resistência é modulado para que coubesse em um único caminho que faria o transporte de uma fábrica austríaca. Os painéis são montados in loco por mão-de-obra especializada (3 pessoas) em um processo de 5 dias.

© Jorge López Conde

A casa é construída sem movimento de terra e posicionada suavemente sob a sombra de um grupo de árvores existentes, ensaiando um estilo de vida essencial que mistura dispositivos contemporâneos com a recuperação de atividades básicas: lareira, jardim vegetal, tanque séptico e sistema gerador de aquecimento através de água aquecida por fogo são combinados com um isolamento térmico de lã mineral de 18 cm, vidro triplo preenchido por gás de esquadria de alumínio anodizado 6/6 + 12+ 4mm e telhados verdes com cobertura de várias camadas. Todos esses artifícios se somam em uma drástica redução dos custos de manutenção.

© Jorge López Conde

As fachadas são feitas com amplas placas fabricadas de madeira dentada, do barato pinheiro local Valsaín (Segovia), recuperando a tradição local do século XVI de Borbónera e em desuso atualmente. Isto fecha um círculo que começa com a estrutura pré-fabricada “pan-europeia” da casa e termina com a reativação do reconhecido ofício local de vedação das moradias.

Corte 1
Corte 2

Ficha técnica:

  • Arquitetos:GarcíaGermán Arquitectos
  • Ano: 2012
  • Área construída: 135 m²
  • Endereço: Castillejo de Mesleón Segovia Espanha
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Castillejo de Mesleón, Segovia, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Equipe de projeto: Jacobo García-Germán, Marta García Jiménez, Verónica de Miguel, Clara Aramburu, Pablo Fernández-Villaverde

Informação Complementar:

  1. Construção: KLH (painéis laminados), Altermateria (instalação dos painéis), Paisajes com Madera (fachadas), Schüco-Alucer (esquadrias de alumínio), Intemper (telhados verdes)
  1. Custo aproximado de construção: 980 euros/m²
  2. Projeto: Junho de 2011-Janeiro de 2012

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Ex House / GarcíaGermán Arquitectos" 27 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-35001/ex-house-garciagerman-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.