Jardim de Infância Timayui / Giancarlo Mazzanti

Partindo do entendimento especial da filosofia pedagógica de Malaguzzi Loris, nasceu a idéia de criar um elemento que sugere três centralidades inter-relacionadas, e que produz uma série de situações e experiências entre crianças, professores e familiares.

© Jorge Gamboa
© Jorge Gamboa

Além disso, em termos pragmáticos, existe a necessidade de gerar um crescimento progressivo, para o Centro receber mais crianças no futuro, e é através de um sistema modular (baseado nos três centros) que se torna possível a adição de módulos de acordo com as necessidades e possíveis expansões na área.

© Jorge Gamboa
© Jorge Gamboa

Seguindo a morfologia do terreno, cria-se um sistema em cadeia, baseado em um módulo tipo que responde aos requerimentos arquitetônicos do programa e segue a espacialidade do centro educacional. Logo, criam-se espaços de encontro para a recreação livre que envolve aprendizado.

Planta geral

O módulo tipo é caracterizado como um espaço flexível e neutro que permite o desenvolvimento de múltiplas atividades no seu interior. Relaciona-se com os espaços externos mais próximos (jardins interno e externo) possibilitando uma relação estreita entre crianças e professores.

Planta Módulo Tipo
Render

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquiteto: Giancarlo Mazzanti
  2. Equipe de projeto: Susana Somoza, Andres Sarmiento, Nestor Gualteros, Oscar Cano, Lucia Largo
  3. Engenheiro estrutural: Nicolas Parva

 



Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Jardim de Infância Timayui / Giancarlo Mazzanti" 22 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-33561/jardim-de-infancia-timayui-giancarlo-mazzanti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.