Edifício de Esportes / Heams et Michel

O edifício de ginástica em Tourrette Levens é parte de um lote onde estão uma escola secundária e um ginásio. O novo edifício reservado para alunos e associações destina-se a ginástica e ao circo.

© Serge Demailly

A simplicidade do programa nos levou a refletir sobre a parte plástica do projeto. Na verdade, a área de estudo do circo, lançando o desenvolvimento físico e moral, inclui os aspectos cultural, artístico e social. A transitoriedade do circo que é montado e desmontado nas cidades permanece no inconsciente coletivo. Nosso projeto é uma alegoria da tenda do circo.

© Serge Demailly

A ideia é simplesmente “uma caixa de concreto coberta com um pano”. O ocultamento torna-se mistério e faz com que percebamos de forma diferente o que foi antes um espaço comum. Queríamos criar um objeto escultural escondido e embalado em uma pele de concreto, ondulado como uma cortina de palco.

© Serge Demailly

A cor amarelo ocre proporciona às empenas cegas uma expressão de leveza agravada pelo fato de que o concreto estampado não toca o chão. Devido a isso, o objeto, que poderia ser uma simples academia, ganha uma dimensão artística.

O volume escolhido é voluntariamente simples: um paralelepípedo retangular de 14 metros de largura por 8 metros de altura em continuidade com o ginásio existente do qual é desvinculado pelo volume mais baixo do hall de entrada e depósito.

© Serge Demailly

Pela sua presença, o projeto pretende completar o desenho completo dos equipamentos esportivos existentes por estar como uma nova empena sul.

Um único material envolve todas as fachadas do objeto. Suas paredes são feitas de concreto pintado e estampado chamado “concreto drapeado” com uma textura que lembra as cortinas de palco.

© Serge Demailly

A textura do cortinado é obtida pelo uso de duas matrizes alternadas de padrões ligeiramente diferentes, mas de mesma altura que as conchas de concreto, especialmente desenhadas para este projeto. Aquelas paredes foram completamente moldadas e o concreto foi derramado em um único processo que não deixa revelar a junta horizontal. As juntas verticais desaparecem na textura da cortina.

© Serge Demailly

Dentro do ambiente, uma luz natural é conquistada pela presença de umas grandes aberturas, que não são percebidas por fora, um quadro de vidro na cobertura centralizado no espaço e uma janela horizontal da fachada norte.

© Serge Demailly

Neste volume, a escala humana é encontrada no topo (2,50m), um delimitador de resistência ao impacto dos painéis OSB. No topo, usamos painéis com acabamento acústico de lã. O teto é feito de concreto aparente.

© Serge Demailly

Uma conexão direta ao ginásio existente foi construída para promover intercâmbios entre os vários esportes.

© Serge Demailly

Neste projeto, a ideia de um edifício desaparece em favor de um objeto esculpido em relação ao seu contexto e programa. A justificativa para a realização deste objeto está na definição da relação próxima entre os esportes, circos, entretenimento, arte e social.

© Serge Demailly

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Heams et Michel
  • Ano: 2011
  • Área construída: 240 m²
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Status:Construído
  • Estrutura: Concreto e Concreto
  • Localização: Tourrette Levens, França

Equipe:

  1. Arquitetos: Heams et Michel

 

Informação Complementar:

  1. Engenheiro: GL Ingénierie
  2. Recursos levantados: La Nouvelle Sirolaise
  3. Grande parte da obra: Trimarco Construction
  4. Vedação: Galinelli
  5. Carpintaria metálica – serralheria: Sarl Degivry
  6. Pisos esportivos: MS Deco
  7. Equipamentos esportivos: Entre Prises
  8. Elétrica: Europelec
  9. Hidráulica – aquecimento – ventilação: Aqualia
  10. Acabamentos: Silence Conort

 

  1. Cliente: Conselho Geral dos Alpes Marítimos
  2. Fotógrafos: Serge Demailly e Heams&Michel

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Edifício de Esportes / Heams et Michel" 21 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-32757/edificio-de-esportes-heams-et-michel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.