Residência Shangri-lá 01/ Adriano Carnevale Domingues

 

Devido ao formato do terreno e a intenção de deixar a maior área livre possível, a residência foi implantada no fundo do lote, liberando a perspectiva de seu entorno.

Cortesia Adriano C. Domingues

Assim implantada, a fachada frontal fica voltada para o sudeste, ficando prejudicado o aproveitamento de grande parte de seu interior da luz e ventilação naturais, levando à solução de fragmentar a cobertura a fim de deixa-la visualmente permeável, criando assim, pontos de tensão e ruptura da unidade.

A construção tem um só nível; com salas de estar, jantar e TV, cozinha, despensa, área de serviço, 02 dormitórios, 01 banheiro social, suíte de casal, oficina, atelier e churrasqueira.

Planta

Nesta arquitetura, as partes intercomunicam-se, interferem-se e se unem, descaracterizando os limites do programa; propositalmente quebram ângulos e em relação ao reticulado ortogonal do piso, invadem e movimentam os espaços.

Cortesia Adriano C. Domingues

As partes truncadas por pérgolas e planos movimentados descompassadamente que geram aberturas em suas extensões; (continuidade vertical) cobrem como uma pele que não só envolve mas descasca, abre o interior e dá vida a sua essência; aproveitando e interagindo com a natureza, captando a luz solar, tornando-a de certa forma, uma unidade autônoma poupando gastos de eletricidade, assim como as placas solares que aquecem as águas.

Cortesia Adriano C. Domingues

O telhado de cerâmica com poucas águas dialoga com o contexto da região remetendo a tipologia presente no entorno. Uma vez inserida neste contexto, a residência quebra a repetição, criando em si, relações de oposição que marcam uma identidade não comparativa.

Cortesia Adriano C. Domingues

Fazendo uma analogia à música, cito Stravinsky ao descrever sua obra: “Em minha música, não me interessa a harmonia, mas a intensidade dos intervalos”; reforço a intrusão, mesmo que funcional, de um novo ritmo na cobertura até então harmônico com o entorno.

Cortesia Adriano C. Domingues

A arquitetura agora rompida, não une mais geometrias para qualificar os espaços e os justificar como ambientes, mas movimenta os limites e muda a percepção.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Adriano Carnevale Domingues
  • Ano:
  • Área construída: 250 m²
  • Área do terreno: 700 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Concreto e Tijolo
  • Localização: Campinas, Brasil

Equipe:

  1. Arquiteto: Adriano Carnevale Domingues

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Residência Shangri-lá 01/ Adriano Carnevale Domingues" 17 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-32538/residencia-shangri-la-01-adriano-carnevale-domingues> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.