Central Industrial Revesol / Vicente Justiniano Arquitectos

Revesol é uma indústria metalúrgica que fabrica máquinas e peças para a mineração. Propomos um projeto para a fábrica com base em uma composição de volumes relativamente independentes, onde cada volume desenvolve-se com a forma e materialidade mais adequada aos requisitos específicos da função que desenvolve.

© Juan Sepulveda Grazioli

Os volumes são: Portaria, Edifício de escritórios, Edifício de serviços, Refeitório e Central de produção

© Juan Sepulveda Grazioli

O edifício de escritórios amarra-se volumetricamente com o de Serviços e o Refeitório, de tal forma que conforma a fachada e imagem do projeto, deixando espaços livres com vegetação, estabelecendo distâncias entre os volumes e gerando percursos entre eles, definindo estes espaços como praças de recreação e principalmente como expansão do Refeitório.

© Juan Sepulveda Grazioli

Perimetralmente a todo o projeto, deixa-se uma via de circulação que ordena os fluxos e relações funcionais entre os volumes.

Em um segundo plano encontra-se a central de produção, um grande volume que em seu interior é ordenado por corredores de circulação, marcados pela iluminação zenital e vegetação, com pequenas praças nos cruzamentos, permitindo a configuração de um ambiente de trabalho mais gentil. Por último no extremo posterior do terreno, está a área de recreação e de futuro crescimento.

© Juan Sepulveda Grazioli

EDIFÍCIO DE ESCRITÓRIOS

Um volume com uma arquitetura contemporânea, limpa e simples, uma planta livre com a estrutura indispensável e um claro núcleo vertical e úmido. Na fachada norte um grande beiral para o controle solar.

© Juan Sepulveda Grazioli

Este volume é proposto com uma estrutura metálica, tanto pilares como vigas, laje colaborante no mezanino, e armações metálicas com forro de painéis no segundo pavimento, com cobertura de telhas de zincalum.

© Juan Sepulveda Grazioli

A estrutura revestida com painéis fixados a perfis de ferro galvanizado, aço corten nas fachadas leste e oeste, e um jogo de cheios e vazios verticais nas fachadas norte e sul. Usa-se basicamente piso de porcelanato, janelas de alumínio com termo-painel.

© Juan Sepulveda Grazioli

EDIFÍCIO DE SERVIÇOS

Este volume de dois pavimentos abriga os banheiros e vestiários, no térreo, e no segundo, uma sala de capacitação, o escritório dos sindicatos e um ginásio para os empregados.

© Juan Sepulveda Grazioli

Volume em estrutura metálica, com revestimentos de gelosias de madeira e de tapume LP Smartside.

REFEITORIO

O Refeitório é um espaço independente, um oásis dentro da terreno, com estrutura metálica, um volume puro com panos de vidro, e que se funde à vegetação do jardim. Esquadrias de alumínio e piso de porcelanato, 3,5m de altura livre no restaurante.

Plantas

CENTRAL DE PRODUÇÃO

Volume com uma estrutura de pilares e vigas de aço, assim como os elementos de contraventamento. Cobertura e paredes são revestidas com painel metálico no exterior.

© Juan Sepulveda Grazioli

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Vicente Justiniano Arquitectos
  • Ano: 2010
  • Área construída: 16000 m²
  • Área do terreno: 32 739 m²
  • Endereço: Camino Miraflores S/N, Pudahuel Santiago Chile
  • Tipo de projeto: Industrial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Aço e Concreto
  • Localização: Camino Miraflores S/N, Pudahuel, Santiago, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Vicente Justiniano Arquitectos Ltda
  2. Arquitetos Colaboradores: Gerardo Valle, Rodrigo Vicuña, Javier Carrasco

 

Informação Complementar:

  1. Construção: Salfa Construcción
  2. Cálculo Estrutural: Rodrigo Concha
  3. Projeto climatização: Termogas
  4. Projeto sanitário: Oryggen
  5. Projeto eléctrico: Ingec Ltda.
  6. Segurança: PRY Ingeniería
  7. Coordenação de especialidades: Destec Ingeniería S.A.
  1. Área construída: 15.000 m² fábrica e 1.000 m² escritórios

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Central Industrial Revesol / Vicente Justiniano Arquitectos" 19 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-32490/central-industrial-revesol-vicente-justiniano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.