Temporary Bar / LIKEarchitects

 

Contexto

No final de cada ano os estudantes da FAUP são convidados a pensar num bar para representar a sua faculdade numa festa académica, pretendendo-se que este exercício sirva para se construir um objecto arquitectónico exemplar. A implantação pré-definida, a rápida construção e o orçamento reduzido são premissas que têm de ser consideradas. O projecto deverá ainda ser construído em poucas semanas e com a ajuda de estudantes voluntários.

Em construção © Diogo Aguiar

Conceito

Apostou-se num icónico cubo de luz, tomando como referência o conhecido ‘cubo mágico’. Inspirado na lógica construtiva do mundo IKEA “faça-você-mesmo”, o bar é desenhado por caixas que, pontualmente, assumem diferentes profundidades.

© Diogo Aguiar

Depois de ganho o concurso, o bar pôde crescer, tornando-se o ponto de referência de todo o evento.

© Sandra Neto

Tirando partido das propriedades translúcidas das caixas, fixou-se uma rede de LED pelo seu interior que permitiu a alteração radical da aparência do bar: de dia, um paralelepípedo abstracto, branco e fechado; de noite, uma caixa de luz que oscila as suas cores consoante o som do DJ.

© Sandra Neto

Estratégia Construtiva

Construído somente numa semana, o bar ficou concluído um mês depois da decisão do júri. Um total de 420 caixas foi organizado, em oficina, em 4 tipos de módulos – caixas fixas a estruturas secundárias em madeira -, num total de 46 módulos, posteriormente montados sobre a estrutura principal em metal, já no local.

© Diogo Aguiar Diogo Aguiar

As caixas apresentam-se assim como elemento base da lógica modular do bar revelando a métrica estruturante do projeto.

Corte Fachada

Estratégia Sustentável

Sendo temporário, o bar é uma estrutura leve pensada num sistema de pré-fabricação. O fácil transporte dos elementos que o constituem assim como a sua eficaz montagem foram considerados desde a fase inicial, reduzindo logo à partida o custo final.

© Diogo Aguiar

Por outro lado, as caixas, em plástico polipropileno, são altamente recicláveis e reutilizáveis; e a utilização de iluminação por LED, multi-cromática, tem um baixo consumo de energia.

© Sandra Neto

 

 

 

 

 


Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetura e Design Gráfico: LIKEarchitects / Diogo Aguiar + Teresa Otto

Informação Complementar:

  1. Construção e Especialidades: Acústica, Lda. com a colaboração de alunos voluntários da AEFAUP.
  1. Principais Materiais: Caixas de arrumação trofast (plástico polipropileno), molduras em MDF, tubulares metálicos
  2. Dimensões: 3m x 3m x 4,80m
  3. Área de Implantação: 9m2
  4. Altura: 4,80m
  5. Volume: 43,2m3
  6. Cliente: Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura
  7. Fotografia: Sandra Neto e Diogo Aguiar

 

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Temporary Bar / LIKEarchitects " 12 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-30203/temporary-bar-likearchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.