St-Hyacinthe Aquatic Centre / ACDF*

A expressão do Centro Aquático e Recreativo de St. Hyacinthe reflete uma marca de modernidade. A representação alegórica de uma geleira aparece como um fragmento imponente na paisagem natural. Do outro lado do horizonte plano, as massas triangulares flutuantes do edifício buscam se ancorar ao chão. Esta cena não é estranha para a região de Monteregian de Quebec, com sua paisagem de velhas montanhas erodidas que formam um pano de fundo para os desenhos retilíneos das terras agrícolas do local.

© James Britain, ACDF*

A inserção urbana imediata desta nova instalação dentro do bosque do parque Boisé des Pins enfatiza a vocação recreativa do sítio. Funções internas são reforçadas em um ambiente variado através de atividades com água, tanto a nível competitivo como a nível recreativo. Há uma piscina olímpica de oito raias e 25m de comprimento, com uma plataforma de mergulho de um metro e uma de três metros.

© James Britain, ACDF*

Para os visitantes de lazer, há uma piscina comunitária com jogos de água, um tobogã de cinco metros, uma piscina terapêutica e saunas. Existe ainda uma arquibancada para 450 pessoas, extensos vestiários para a área de recreação e competição e as salas de múltiplo-uso para eventos da comunidade e outras atividades de lazer. A equipe e os espaços administrativos estão posicionados para observar as piscinas sempre que possível por segurança, enquanto o café e os espaços públicos circundam as piscinas para assistir às performances.

© James Britain, ACDF*

O esquema arquitetural do projeto forma um volume compacto e eficiente com um envelope externo que pode ser facilmente construído. As grandes aberturas reforçam a conexão perfeita entre o projeto dos espaços internos e o ambiente do parque arborizado em que está inserido o edifício. O volume sólido e mais alto possui dois vazios carimbados, criando claraboias que moldam a luz natural e difusa sobre as piscinas abaixo. Estes dispositivos permitem que os visitantes se envolvam instantaneamente com céu e água, em uma experiência normalmente perdida no interior das piscinas enquanto poeticamente faz referência aos elementos de paisagens glaciais.

© James Britain, ACDF*

O volume branco flutuante sobre as piscinas configuram o vasto espaço interno, criando dois ambientes distintos. As formas estendidas e puxadas sobre a piscina recreativa geram um espaço lúdico e intimo enquanto as superfícies menos triangulares são preservadas para área de competição estruturada.

Esquema

Em sua abertura, o projeto foi bem recebido com 50.000 visitantes em quatro semanas enquanto a população da cidade de St. Hyacinthe é de apenas 56.000 pessoas.

© James Britain, ACDF*

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ACDF*
  • Ano: 2011
  • Área construída: 3600 m²
  • Endereço: Saint-Hyacinthe Quebec Canadá
  • Tipo de projeto: Equipamento Urbano
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Saint-Hyacinthe, Quebec, Canadá
  • Implantação no terreno: Isolado

Informação Complementar:

  1. Cliente: Cidade de Saint-Hyacinthe
  2. Consultor: Inneauve

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "St-Hyacinthe Aquatic Centre / ACDF*" 10 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-30070/st-hyacinthe-aquatic-centre-acdf-estrela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.