Banqueta Gravity de Jólan van der Wiel; uma inovação magnética

O jovem design holandês Jólan van der Wiel foi anunciado como o ganhador do concurso [D3] para jovens designers da Feira Imm Cologne.

Utilizando um composto de plástico magnético, imãs e a simples gravidade, Jólan deu vida ao banco Gravity, uma expressiva peça de mobiliário que é como um monumento gelado da fisica, expondo as forças em ação. Podem revisar o processo completo no vídeo acima, por Miranda Stet.

© Jólan van der Wiel

O Gravity adquire sua forma única graças à cooperação entre os campos magnéticos e a força da gravidade.

© Jólan van der Wiel

Partindo da idéia de que tudo está influenciado pela gravidade, uma força que tem um forte efeito sobre as formas, tentei manipular este fenômeno natural mediante a exploração de seu próprio poder: o magnetismo. A colocação dos campos magnéticos sobre a máquina, opostos entre si, determinaram, em grande parte, a forma final das peças.

© Jólan van der Wiel

É a combinação da máquina magnética com o material plástico, desenvolvido especialmente para este fim, que permitiu iniciar uma pequena, mas eficiente, cadeia de produção. As formas e os produtos caracterizam-se pela freakisch e as formas orgânicas que são tão típicas da natureza.

© Jólan van der Wiel

Como design, vejo o futuro em potencial na união cooperativa das forças, combinando a tecnologia com os fenômenos naturais. Creio que o desenvolvimento de novas “ferramentas” é um importante meio de inspiração e que permite às coisas adquirirem novas formas.

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Designer: Jólan van der Wiel
  1. Texto original em inglês: Autoria de Jólan van der Wiel

Text Message Html

Cita: Marina de Holanda. " Banqueta Gravity de Jólan van der Wiel; uma inovação magnética " 10 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-29892/banqueta-gravity-de-jolan-van-der-wiel-uma-inovacao-magnetica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.