I Plan House / G2 Estudio

 

Este projeto combina habitação e um estúdio de design gráfico, em um terreno de esquina de 220m2, em Martínez, na província de Buenos Aires, numa zona arborizada, de casas baixas e renovação arquitetônica pelo crescente auge imobiliário da área. Dentro deste pólo de renovação é que se decidiu demolir a residência existente, deteriorada, e começar uma nova obra.

Cortesia G2 Estudio

O programa era de uma habitação para um jovem profissional e seu estúdio de design, estas funções deveriam ter acessos e usos independentes, mas serem conectadas interiormente, mantendo a máxima privacidade possível da moradia.

© Laila Sartoni

Com estratégias simples no arranjo dos usos, tais como, localizar o acesso ao estúdio no lado mais curto do terreno, a entrada da habitação na maior extensão, e usar a garagem como uma divisória de separação-união, definia-se o partido em ‘L’ do projeto, que configura um pátio seco no interior do terreno até o limite com o edifício vizinho e visualmente conectado com o espaço público.

© Laila Sartoni

O verde do exterior incorpora-se ao pátio, ao interior dos volumes e ao terraço, perceptivo desde o tratamento de cheios e vazios, configurando a grande qualidade do projeto a relação entre o espaço público e o privado aproveitando ao máximo os pontos de transição entre eles, com decks, balcões, terraços, e o pátio.

© Laila Sartoni

Os usos do estúdio foram localizados com deslocamentos no eixo z, para diferenciar a volumetria deste e gerar continuidade, e com o trabalho entre cheios e vazios acentua-se a diferenciação das funções de ambos os lados. Planos envolventes contínuos, na fachada, terminam de dar unidade ao conjunto.

© Laila Sartoni

Síntese de materialidade, de forma e respeitando a ortogonalidade do traçado, o projeto responde à função, à estética e à cidade.

© Laila Sartoni

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:G2 Estudio
  • Ano: 2010
  • Área construída: 235 m²
  • Área do terreno: 220 m²
  • Endereço: Martínez Buenos Aires Argentina
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Tijolo e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Martínez, Buenos Aires, Argentina

Equipe:

  1. Arquitetos: G2 Estudio – Darío Gallego, Hugo Gallego e Ariel Capalbo
  2. Colaboradores: Felipe Rodríguez Traverso

Informação Complementar:

  1. Cálculo Estrutural: Ingeniería Zapata, Bariloche, Argentina

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "I Plan House / G2 Estudio" 05 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-27823/i-plan-house-g2-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.