Edifício W305 / Isay Weinfeld

 

O Edifício W305 foi construído na Vila Madalena, um bairro alternativo e boêmio na Zona Oeste de São Paulo. Há anos, bares, restaurantes, lojas e galerias de arte vêm se instalando na região, ocupando e transformando imóveis no casario baixo e modesto ainda predominante, e trazendo ao bairro um público jovem e moderno.

© Leonardo Finotti

A idéia do cliente era construir, no terreno de formato “L”, de 1.120 m2, um prédio de escritórios simples, mas charmoso como o próprio bairro.

© Leonardo Finotti

Considerando o formato do terreno e a orientação (norte), projetamos um edifício composto de dois volumes articulados, mas bem distintos: o primeiro, longo, estreito e perpendicular em relação à rua, é um “maciço” recortado por aberturas – ora janelas, ora portas-balcão -, em que o interior fica resguardado de uma excessiva insolação nas fachadas voltadas a leste e a oeste; o outro, recuado em relação à rua e com fachadas voltadas a norte, sul e leste, tem moderada exposição ao sol e é inteiramente envidraçado, em todas as suas faces.

© Leonardo Finotti

No térreo, há um grande espaço de estar e um café rodeados por um jardim, de uso exclusivo dos condôminos.

© Leonardo Finotti

Ao longo de 8 andares estão distribuídas apenas 12 unidades de escritório, variando entre 80m2 e 250 m2, e apresentando um pé-direito de 5,12m– o pé-direito duplo dá a opção ao cliente de construir até 2 mezaninos por unidade. Terraços e pequenos balcões contribuem ainda para dar aos ambientes um clima fresco, relaxado e descontraído.

© Leonardo Finotti

A caixilharia modulada, a disposição das prumadas de instalações e o piso elevado são outros elementos que oferecem às unidades grande flexibilidade e liberdade de customização.

© Leonardo Finotti

Completam o edifício um deck de cobertura (de uso exclusivo dos escritórios do último pavimento) e 3 níveis subterrâneos de garagem, a incluir um bicicletário.

© Leonardo Finotti

O despojamento é uma característica marcante do projeto – está presente nos materiais (painéis pré-moldados de concreto na fachada, aço galvanizado/madeira na caixilharia e malha metálica nas áreas técnicas), no layout dos escritórios, nas áreas comuns e, certamente, nos usuários para quem pensamos o Edifício W305.

© Leonardo Finotti

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Isay Weinfeld
  • Ano: 2011
  • Área construída: 5839 m²
  • Área do terreno: 1119 m²
  • Endereço: Vila Madalena São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Vila Madalena, São Paulo, Brasil

Equipe:

  1. Arquitetura: Isay Weinfeld
  2. Colaborador: Domingos Pascali
  3. Coordenador: Elena Scarabotolo
  4. Equipe: Marcelo Alvarenga, Gabriel Bicudo, Felipe Hess, Marina Cappochi, Adriana Marcus

Informação Complementar:

  1. Construção: DP UNIQUE
  2. Projeto estrutural: STENG ESTRUTURAL ENGENHARIA
  3. Instalações elétricas e hidráulicas: KML ENGENHARIA E PROJETOS LTDA.
  4. Gerenciamento do projeto: IDEA ZARVOS
  1. Datas:
  2. Início do projeto: Abril 2007
  3. Início obras: Outubro 2008
  4. Inauguração: Janeiro 2011
  5. Áreas
  6. Numero de pavimentos: 3 subsolos +térreo + 8 pavimentos + cobertura
  7. Área salas: 80, 140, 180 e 250m²
  8. Área do pavimento: 527,85m²
  9. Área cobertura: 527,85m²
  10. Área 1º subsolo: 780,30 m²
  11. Área 2º subsolo: 802,26 m²
  12. Área 3º subsolo: 737,65 m²
  13. Materiais:
  14. Fachada - Painéis: pré-fabricados em concreto; Caixilhos: aço galvanizado pintura preta e madeira natural; Composição de vidros: transparentes e aramados (translúcidos e com pintura preta); Balcão: chapa de aço galvanizado pintura preta.
  15. Áreas técnicas - tela ondulada galvanizada malha 1/2” fio 2,76mm pintura preta.
  16. Térreo - Parede Externa Café+Sanitários: tela ondulada galvanizada malha 1/2” fio 2,76mm pintura preta; Piso/teto/parede hall elevador: paineis em tabuas de madeira natural ; Piso marquise: placas de concreto; Portão veículos+painel entrada pedestres: chapa de aço galvanizado pintura preta
  17. Salas - Piso cimentado com previsão para piso elevado.
  18. Cobertura - Piso placas de concreto; deck madeira tábuas de 10cm.

 

 

Sobre este escritório

Material

Cita: Joanna Helm. "Edifício W305 / Isay Weinfeld" 03 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-27542/edificio-w305-isay-weinfeld> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.