Casa de Visitas / Paratelier

HABITAR AS DUNAS

Lugar

Na reserva natural do pinhal de Comporta, característica do habitat costeiro das dunas do oceano Atlântico, um incrível elemento surpresa faz deste lugar un recanto especial do universo: A ÁGUA.

Próximo da obra, um pequeno lago artificial intensifica a cor BRANCA da areia, os VERDES e o CASTANHO dos pinheiros e o AZUL do céu.

O som da luz do sol preenche toda a área de uma atmosfera de paz e tranquilidade. O contacto espiritual com a natureza é inevitável. A SOLIDÃO.

Leonardo Finotti

Programa

A função primária do objecto é a de habitação temporária para convidados. Também o ESTACIONAMENTO e uma zona usada como ARMAZÉM para as actividades agrícolas completam o programa simples requerido pelo cliente.

Leonardo Finotti

Conceito

Um volume, situado paralelamente ao lago, dividido em três partes para três funcões diferentes – habitar, armazenar e estacionar.

Leonardo Finotti

A estrutura no seu interior é em MADEIRA, e baseia-se no desenho de um elemento base, que multiplicado cria uma construção ligeira, e que apoiando-se nas dunas não se impõe ao lugar, mas integra-se delicadamente respeitando o ambiente.

O MÓDULO BASE, que constitui todo o objeto, remonta às entradas típicas dos edifícios pombalinos portugueses tanto no seu desenho como nas suas proporções.

Leonardo Finotti

Para fazer ressaltar as cores vivas da natureza local, o volume é transparente, semi-transparente ou opaco, sendo capaz de responder com FLEXIBILIDADE aos agentes atmosféricos externos.

As sombras escuras sobre a areia branca expressam o diálogo entre o edifício e o ambiente, a imagem possui um CONTRASTE intenso.

Leonardo Finotti

Las paredes e o tecto ventilam isolando termicamente a casa, os materias exprimem a importância dada à natureza e a sua eleição está baseada no conceito de SUSTENTABILIDADE ambiental. Assim, a construção desde a madeira à cortiça, os materiais orgânicos empregues, assim como os vernizes e tratamentos ecológicos utilizados, fazem desta arquitectura uma arquitectura altamente adaptável, sustentável e reciclável.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Paratelier
  • Ano: 2011
  • Área construída: 115 m²
  • Área do terreno: 55000 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Carvalhal, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos principais: Monica Ravazzolo - Leonardo Paiella
  2. Arquiteto coordenador: Leonardo Paiella
  3. Colaboradores: Ilaria La Corte, Hugo Amaro
  4. Arquitetura paisagista: Gobal – João Gomes da Silva, Catarina Raposo
  5. Texto: Bojan Balen

Informação Complementar:

  1. Agua e esgotos: Tropimaloca, lda
  2. Estrutura: Tropimaloca, lda
  3. Comportamento térmico: Projecto uno
  4. Construtora: Tropimaloca, lda
  1. Cliente: Rucha A.
  2. Programa: casa para hospedes, armazém agrícola
  3. Projeto: 2009/2010
  4. Construção: 2011
  5. Custo: 88.000 euros
  6. Materiais: estrutura em pinho nacional, pavimento em cortiça, acabamentos em controplacado de madeira

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Casa de Visitas / Paratelier" 03 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-27366/casa-de-visitas-paratelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.