Champalimaud Centre / Charles Correa Associates

Charles Correa Associates projetou este centro de pesquisa e diagnóstico em Lisboa. É um equipamento de alto padrão comandado pelos melhores cientistas do mundo. Correa diz: “O que me deixa mais orgulhoso desse projeto é que NÃO é um Museu de Arte Moderna. Pelo contrário, é aqui que se aplicam os mais altos padrões da ciência e medicina contemporâneas para ajudar pessoas que lutam contra problemas reais: câncer, danos cerebrais e cegueira. E para abrigar esse tipo de atividades altamente avançadas, tentamos criar uma obra de arquitetura. Arquitetura como escultura. Arquitetura como beleza. Beleza como terapia”.

© José Campos, arqf

O terreno, onde o rio encontra o oceano Atlântico, está mergulhado em história. É o local onde Henrique o Navegador, Vasco da Gama e outros grandes portugueses partiram para suas jornadas rumo ao desconhecido – a metáfora perfeita para as descobertas de hoje da ciência contemporânea, aponta Correa.

conceito

As três unidades que constituem o projeto (a maior para os doutores e cientistas, a segunda para o teatro, o salão de exibição, a fundação de escritórios etc., e a terceira para um anfiteatro descoberto para a cidade) foram organizadas para criar um percurso de 125m de comprimento, atravessando diagonalmente a área e orientando-se para mar aberto.

© José Campos, arqf

Este caminho é inclinado (em um declive suave de 1:20) – que, conforme se sobe, vê-se apenas o céu a sua frente. Ao fim da rampa estão dois monolitos de rocha vindos direto de uma pedreira. Quando se atinge o ponto mais alto, começa-se a ver o grande corpo d’água que parece se conectar (isto é, sem nenhuma barreira visual) ao oceano distante. No centro deste volume d’água, logo abaixo da superfície, está um objeto de forma oval, feito de aço inoxidável e ligeiramente convexo para que reflita o céu azul e as nuvens que passam acima.

© José Campos, arqf
© José Campos, arqf

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Charles Correa, Sachin Agshikar, Manas Vanwari, Dhaval Malesha
  2. Arquiteto responsável: Glintt

Informação Complementar:

  1. Projeto laboratorial e clínico: RMJM
  2. Serviços: Vanderwell
  3. Estrutura: LNM
  4. Projeto da passarela: Joerg Schlaich
  5. Iluminação: DPA
  6. Paisagismo: PROAP
  7. Comunicação visual: Studio Dambar

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Champalimaud Centre / Charles Correa Associates" 30 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-25788/champalimaud-centre-charles-correa-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.