Clássicos da Arquitetura: Residência em Tijucopava / Marcos Acayaba Arquitetos

Esta casa, protótipo para a preservação da natureza na ocupação de terreno difíceis, foi construída na encosta de uma pequena serra (S. do Guararú), junto ao mar, a 80 metros de altitude e 150 metros distante da praia.

© Nelson Kon

O terreno, coberto pela floresta nativa, a Mata Atlântica, teve, além das árvores, sua cobertura vegetal e solo preservado. Em continuidade a 3 tubulões, 3 pilares de concreto apóiam a casa que, graças à sua forma hexagonal, encaixa-se entre as principais árvores existentes.

Planta dormitórios

A geometria adotada, com modulação triangular, é muito eficiente por tornar a estrutura naturalmente auto-travada, permitindo a criação de espaços articulados ou contínuos, uma sucessão de bay-windows, e grande integração interior-exterior.

© Nelson Kon

O terraço de cobertura, na altura da copa das árvores, projeta-se num balanço com 2,3 m para proteger a casa das chuvas de vento, freqüentes. É uma área de estar ao ar livre, com vista para o oceano de um lado e para o alto da serra de outro.

© Nelson Kon

O andar principal, espaço contínuo com sala, cozinha e 3 terraços em balanço, liga-se à estrada por meio de uma ponte com apoio central, ancorada na laje de concreto armado do estacionamento, nas solta da casa. No andar intermediário, três suítes e um terraço com vista para o mar organizam-se em torno do espaço central com a escada. Finalmente, pendurado entre os três apoios, o andar com a área de serviço dá saída para ao terreno por outra ponte, agora menor e bem mais simples. Uma escada em caracol, com degraus de madeira suspensos por tirantes de aço, interliga os 4 pisos da casa.

© Nelson Kon

A estrutura foi montada com pilares e vigas de madeira, conexões e tirantes de aço, tudo produzido numa fabrica, em Vargem Grande Paulista.

Detalhes

Os pisos são, basicamente de madeira: primeiro, sobre as vigas, fôrro “macho-fêmea” de Mogno; em seguida barrotes de Játoba com os intervalos, onde passam “conduits” elétricos, preenchidos por argamassa leve com vemiculita; e finalmente, fixado nos barrotes, assoalho de Sapucaia. Para evitar a difícil manutenção dos grandes beirais, a cobertura foi feita com placas de concreto leve, pré-moldadas também na mesma fábrica.

© Nelson Kon

As paredes divisórias e os peitoris são painéis industrializados de madeira compensada.

Este conjunto, composto quase que só por peças leves e de pequenas dimensões, permitiu a montagem da casa sem o auxílio de equipamento pesados, por 4 operários, em 4 meses, com impacto ambiental mínimo.

© Nelson Kon

A janela típica utilizada em todos os ambientes, é muito simples e econômica. Os vidros são comuns, com 5 mm de espessura e não tem caixilhos. O vidro central, fixo, de 1,25 x 1,25 m, é instalado diretamente nos montantes. Dois vidros laterais, lapidados, deslizam em sulcos cavados nos peitoris de madeira. Externamente, quadros com telas de correr impedem a entrada de insetos.

© Nelson Kon

Seis condutores externos conduzem a chuva que cai na cobertura, fazendo com que a água volte a infiltrar-se no terreno, através de poços co 1,5 m de profundidade, cheios de pedra, garantindo a sua umidade natural.

Corte

Texto: Marcos Acayaba

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Marcos Acayaba Arquitetos
  • Ano: 1997
  • Área construída: 251 m²
  • Área do terreno: 1963 m²
  • Endereço: Tijucopava Guarujá Brasil
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Metal
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Tijucopava, Guarujá, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Marcos Acayaba, Suely Mizobe, Fábio Valentim e Mauro Halluli

Informação Complementar:

  1. Projeto de Fundações: Engº. Luis F. Meirelles Carvalho
  2. Projeto de Instalações: Sandretec
  3. Cálculo Estrutural: Engº. Hélio Olga de Souza Jr.
  4. Estrutura de Madeira: Ita Construtora
  5. Construção: Ita Construtora
  6. Construção: Marcos Acayaba
  1. Prêmios: 3ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Grande Prêmio. São Paulo, SP, 1997.
  2. Materiais
  3. Estrutura: Madeira - Jatobá
  4. Cobertura: Laje Impermeabilizada com Evalon, e deck pré-moldado de concreto leve
  5. Laje: Placas pré-moldadas de concreto leve
  6. Arrimo: Pedra
  7. Escada: Madeira e tirandes de aço
  8. Divisórias e peitoris: Painel wall
  9. Caixilhos: Madeira
  10. Acabamentos: Pintura acrílica nos painéis
  11. Pisos: Assoalho de madeira e Evalon (boxes)

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Residência em Tijucopava / Marcos Acayaba Arquitetos" 01 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-25604/classicos-da-arquitetura-residencia-em-tijucopava-marcos-acayaba-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.