México criará sua própria Highline Park / Cidade do México - México

O High Line Park de Nova York, um ícone em termos de projetos de rehabilitação urbana, é uma ex- linha de trens de mais de 2 km e que ficou abandonada por mais de 25 anos. Hoje é uma referência mundial no que se refere a regeneração urbana. O projeto de desenvolvimento urbano e nova apropriação dos espaços públicos, utiliza-se de um desenho consciente e o parque tem sido um êxito desde sua inauguração em 2009 e está em sua segunda etapa agora em 2011.

Tão interessante resultado projetual, tem inspirado outros projetos similares, é o caso da Cidade do México, uma megalópole que pretende criar um espaço de descanso e serenidade para seus cidadãos nos mesmos moldes do High Line Park para meados de 2012.

Autoridade do Espaco Público, Distrito Federal

“O High Line de  Nova York pareceu-me um sopro de ar fresco por completo. A Cidade do México necessita – em muitas ruas, assim como em muitas avenidas – um respiro como este “, explicou Daniel Escotto Sánchez, o coordenador geral da Autoridade do Espação Público da cidade.

Autoridade do Espaco Público, Distrito Federal

O projeto também se utilizará de vegetação característica da região, assim como foi feito no High Line ParkNo entanto, o projeto mexicano incorporará seu caráter próprio, funcionando como uma via de conexão opcional de circulação para os pedestres que irão da estação do metrô ao Bosque de Chapultepec, o maior parque urbano da América Latina.

Atualmente, os passageiros do metrô se deparam com “escadas íngremes, ruas movimentadas e com corredores de acesso ao parque pouco amistosos”, diz Sanchez Escotto: “… o pedestre tem a mesma dignidade que os veículos “.

Autoridade do Espaco Público, Distrito Federal

O projeto, orçado em aproximadamente US $ 4,3 milhões  levará quatro meses para ser executado e será financiado pelo escritório público da Autoridade  do Espaço Público.

Fonte: Plataforma Arquitectura

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "México criará sua própria Highline Park / Cidade do México - México" 24 Set 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-2560/mexico-criara-sua-propria-highline-park-cidade-do-mexico-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.