OCA Sesc Belenzinho - Fórum Cultural Mundial / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados

O SESC Belenzinho dentro da mostra artística do Fórum Cultural Mundial apresentou a programação especial Tradição e Resistência “Encontro de Povos Indígenas”. Para a concepção do espaço foram chamados os arquitetos Gianfranco Vannucchi e Jorge Königsberger. Para o evento seria necessário um espaço que abrigasse conferências, rituais e oficinas – para aproximadamente 300 pessoas – e representasse a simbologia indígena sem ser uma reprodução literal de suas tipologias.

© Gal Oppido

Com apenas 15 dias para a concepção e construção do espaço, os arquitetos optaram por uma releitura que evidenciasse alguns elementos da cultura indígena, tais como o círculo e a transparência.

Croquis

O projeto definiu-se pela integração de dois círculos. O primeiro, uma praça com o piso de terra vermelha batida, limitada por dez toras de eucaliptos que serviam também como suporte para a iluminação, propiciou a diversas etnias indígenas realizar seus rituais.

© Gal Oppido

O segundo círculo sugeria uma releitura da OCA, com base circular de 24 m coberta por seis gomos de chapa de aço galvanizado (com um pé-direito de 4m) e uma abertura zenital, ao mesmo tempo que proporcionou a execução de fogueiras dentro do ambiente – pratica constante nas cerimônias indígenas – permitiu ao visitante vislumbrar o céu.

Croquis

A fluidez entre os espaços veio da configuração da OCA que diferente da original, possuía seis aberturas com um semi-fechamento de ripado de pinho, inspirado nas tramas de maneira das construções indígenas, que resolveu um problema térmico sem ser um elemento estanque.

© Gal Oppido

Duas cortinas de sisal marcaram a entrada principal do espaço. Apesar de ter sido projetada para o evento a OCA não foi desmanchada e atualmente abriga um espaço alternativo para a apresentação de peças infantis.

Planta de implantação

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
  • Ano: 2005
  • Área construída: 470 m²
  • Área do terreno: 1620 m²
  • Endereço: Rua Álvaro Ramos, Belenzinho São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Rua Álvaro Ramos, Belenzinho, São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Autores: Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi
  2. Colaborador: Albert Sugai

Informação Complementar:

  1. Luminotécnica: Armazém da Luz
  2. Estrutura e Construção: Estúdio Votupoca
  3. Fornecedores: Hunter Douglas (telhas metálicas), Carlos Biscais (marcenaria dos bancos)
  1. Projeto: 2004
  2. Construção: 2005

Sobre este escritório

Material

Cita: Igor Fracalossi. "OCA Sesc Belenzinho - Fórum Cultural Mundial / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados" 29 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-25434/oca-sesc-belenzinho-forum-cultural-mundial-konigsberger-vannucchi-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.