Fórum Trabalhista Ruy Barbosa / Decio Tozzi

Fórum Trabalhista Ruy Barbosa / Decio Tozzi - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: Decio Tozzi; Decio Tozzi
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12228
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2004
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cristiano Mascaro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluparts, Artesana, Brasfor, CMA, Carpet Center, Compacta, Concremat, Deca, Di-Som, Docol, Elco, Embu, Eucatex, Floraliz, Furukawa, Gerdau Corsa, Glassec, Grani-Torre, Mundial Poli Service, Heat Up, Heating & Cooling, +10
  • Estrutura (Concreto): SVS Engenharia
  • Estrutura (Aço): Jorge Zaven Kurkdjian, Jorge Kurken Kurkdjian
  • Serviços: MHA Engenharia
  • Construção: Construtora Incal / Construtora OAS
  • Autores: Decio Tozzi + Karla Albuquerque
  • Cidade: Sao Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Cristiano Mascaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os tradicionais edifícios dos palácios de justiça até o início do século XX, projetados segundo o ideário dos Grand Prix de Rome, caracterizavam-se por estruturas formais inspiradas no classicismo arquitetônico, conotando a idéia de monumentalidade suntuária. 

Planta 10° Andar

Fórum Trabalhista Ruy Barbosa / Decio Tozzi - Mais Imagens+ 42

Além disso, os espaços solenes denotavam um aspecto apolíneo que não significavam somente a austeridade do Poder, mas também sua autoridade, como se essa imagem autoritária da Justiça correspondesse à imagem de uma sociedade da mesma forma autoritária. 

Os grandes halls solenes da justiça, as Salas dos Passos Perdidos, exibiam essa monumentalidade tanto na escala como nos materiais nobres de revestimento.

© Cristiano Mascaro

A questão conceitual do projeto desse fórum, estava em como propor, numa sociedade democrática, pós-industrial e metropolitana, uma nova estrutura formal, uma semantização desse tema tão importante da arquitetura de edifícios públicos, e ao mesmo tempo fazer com que sua inserção na cidade pudesse significar uma singular relação biunívoca, uma metáfora da própria metrópole.

Croquis

A centralização dos diversos setores da Justiça Trabalhista, anteriormente espalhados pela cidade, e a sua conseqüente verticalização, conquistando o espaço aéreo, constituíram as primeiras diretrizes para o encaminhamento da proposta do partido arquitetônico vertical. 

O desenho do edifício, segundo esse eixo vertical, organiza os quatro blocos das varas judiciais, dois a dois, separados por espaços vazios de altura dupla, onde acontecem as atividades coletivas de apoio às cotidianas do complexo judiciário.

© Cristiano Mascaro

Esse partido vertical configura um grande espaço vazio central que integra todo o conjunto e para onde a visibilidade ampla e a plena integração decorrente da fluidez espacial conferem a necessária transparência às atividades burocráticas, oferecendo aos setores administrativos uma apreensão global do trabalho, e a desejada racionalidade substantiva às suas atividades.

Corte 1

Essa generosa área de 50 m x 50 m, dotada de vedações e cobertura transparentes, passa a configurar um novo espaço de acesso e distribuição, um elemento de integração de todo o fórum. 

O antigo hall solene, autoritário e majestoso, encontra um novo significado – a Praça da Justiça – desenhada como uma nova praça da cidade de São Paulo, pois o nível térreo, apresenta as funções de restaurante, banco, centro telefônico, agência de correio, livraria e um auditório para 500 pessoas aberto à comunidade.

© Cristiano Mascaro

A circulação vertical se faz por 20 elevadores de alta velocidade, sendo quatro privativos aos juízes. Todos os andares estão interligados por um sistema de rampas múltiplas que conferem grande eficácia à circulação de cerca de 20.000 pessoas que diariamente demandam o fórum.

© Cristiano Mascaro

A cobertura de vidro da Praça da Justiça, a 72 metros de altura, foi tratada com um elemento de desenho modular que assume a característica de um muxarabiê suspenso no espaço conseguido apenas com alternância de diferentes películas de butiral – um plano controlador da luz solar no espaço da praça.

© Cristiano Mascaro

Assim desenhado, esse espaço forma por sua escala e volumetria uma nova praça da cidade de São Paulo, banhada de sol, mas protegida das chuvas e dos ventos, proposta como um lugar de encontro, convívio e concórdia entre os homens.

© Cristiano Mascaro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sao Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fórum Trabalhista Ruy Barbosa / Decio Tozzi" [Ruy Barbosa Labor Courthouse / Decio Tozzi] 30 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-24194/forum-trabalhista-ruy-barbosa-decio-tozzi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.