Edifício residencial em Carabanchel / Amann-Canovas-Maruri

Aberto aos quatro ventos

© Miguel de Guzmán

Este edifício, vencedor de um concurso convocado pela Empresa Municipal de Vivienda y Suelo de Madri, não foi construído a partir da releitura dos blocos de habitação tradicionais, mas a partir dos atributos construtivos da laje de espessura mínima, perfurada.

© David Frutos

Esta situação permite que os espaços internos possuam tamanho considerável, cria-se um espaço público no centro do projeto que é semi-aberto e conectado a todas as extremidades do local, audaciosamente assumindo a condição ambígua de espaço externo e interno simultaneamente.

© David Frutos

O programa consta de 82 vivendas de um, dois, três e quatro dormitórios, um estacionamento subterrâneo privado e  térreo com zonas comuns.

Axonométrica

O apartamento é uma casa com um jardim. Este pequeno jardim é ligado ao interior do bloco, à rua e à sala de estar. O pátio é um local ensolarado no inverno e fresco no verão. Com vistas cruzadas das áreas internas e externas do bloco, criam-se relações entre o jardim e a rua, entre luz e sombra.

© Miguel de Guzmán

O agrupamento das moradias está subordinado a necessidades mecânicas. O interior é feito com mobília integrada; espaço versátil com aberturas disponíveis nas paredes. O corpo exterior é construído de metal, logo, funciona como uma fachada ventilada. O edifício é um conjunto ordenado de carrocerias metálicas cujas cores são de escolha dos proprietários.

Planta Térreo

 

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Amann-Canovas-Maruri – Atxu Amann, Andrés Cánovas, Nicolás Maruri
  2. Colaboradores: Gonzalo Pardo Díaz, Beatriz Amann Vargas, Ana Arriero Cano, Ignacio Díaz González, Sara de la Fuente Sanz, Susana Velasco Sánchez, Cristina Parreño Alonso, Ana López, Rafael Marcos, Carlos Ríos, Rafael Palomares, Javier Gutiérrez

Informação Complementar:

  1. Cliente: EMVS (Departamento de habitação, Conselho do Governo de Madrid)
  2. Custo: 6.957.818 €

 

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Edifício residencial em Carabanchel / Amann-Canovas-Maruri" 23 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-24049/edificio-residencial-em-carabanchel-amann-canovas-maruri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.