Centro de Visitantes El Valle / Manuel Fonseca Gallego

Introdução

O Centro de Visitantes El Valle está localizado em uma área de transição entre o distrito de La Alberca próximo à cidade de Murcia e o acesso principal do parque regional El Valle y Carrasco. Foi criado para introduzir o visitante que é interessado em questões ambientais para os benefícios particulares do parque, que compõe parte das áreas naturais protegidas da região de Murcia. O centro lida com questões interpretativas atuais, visando a divulgação de todas as maravilhas de um meio ambiente tão frágil enquanto incorpora as demandas de um novo tipo de turismo ecológico na Espanha.

© Miguel de Guzmán

Localização e Contexto

O parque regional está em uma área montanhosa costeira que possui significante diversidade ambiental e biológica e importantes aspectos socioculturais e históricos. O terreno situa-se em um declive e possui um formato notavelmente triangular. Faz fronteira com uma estrada a sudoeste, uma trilha florestal a sudeste e um bosque de pinheiro ao norte.

© Miguel de Guzmán

Organização Funcional

A forma geométrica das condições do centro de sua organização. Está localizado em uma área praticamente plana, sem vegetação e usada como uma plataforma inicial para a construção. Veículos não estão autorizados a circular nesta área, exceto aqueles que são absolutamente necessários para conservação e manutenção. Os visitantes chegam principalmente pelo estacionamento mais próximo, mas existe uma rota alternativa acima da plataforma, no nível da cobertura, que dá acesso direto ao hall principal onde está o ponto de informações.

© Miguel de Guzmán

O centro inclui uma zona administrativa para recepção e controle. Um grande hall de entrada acolhe os visitantes, proporcionando uma visão geral das maravilhas naturais do parque bem como serve de espaço de espera para atividades paralelas como exposições temporárias relacionadas ao meio ambiente presente. Há uma sala de interpretação para a pesquisa de assuntos particulares. E, finalmente, uma sala de projeção com uma apresentação audiovisual que complementa as informações gráficas dos espaços anteriores. Para apoio de todos os programas existe uma zona de serviço.

© Miguel de Guzmán

O itinerário sensivelmente determinou a disposição do centro, gerando uma plataforma que preenche o terreno triangular e eleva-se para o nível da cobertura, oferecendo surpreendentes vistas de todo o vale para os visitantes que fazem esse caminho. Ao mesmo tempo, eles podem apreciar uma área externa interpretativa que inclui um Arboretum complementado por jardins suspensos especializados que foram posicionados onde o limite do terreno encontra a trilha florestal.

Planta

Materiais e Construção do Edifício

Internamente, o espaço é fluido e desenhado como uma sequência modular de cubos de 3,60 x 3,60 x 3,60m, que corresponde à estrutura metálica aparente, designada por sua leveza e pela rapidez na montagem. O espaço que forma parte da entrada principal e que se estende até o segundo acesso é completamente permeável, destinado a regular o fluxo dos visitantes e possibilitar uma organização linear e sequencial, criando um lugar vivo e dinâmico para exibições e pesquisas gerais. Esta área é naturalmente iluminada por claraboias e pátios abertos, produzindo um efeito de luz e sombra alternativas e funcionando como elementos distributivos que permitem o acesso para os ambientes restantes.

© Miguel de Guzmán

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Manuel Fonseca Gallego
  • Ano:
  • Endereço: El Valle y Carrascoy Regional Park Murcia Espanha
  • Tipo de projeto: Turismo
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Pedra
  • Estrutura: Metal
  • Localização: El Valle y Carrascoy Regional Park, Murcia, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Colaboradores: Lidia García Soro & Vicente J. Acosta Sola (Arquitetos), Manuel Ruiz Machuca (Arquiteto Técnico), José Ramón Negueruela Sánchez (Estrutura), Juan Carlos Herranz Aguilar (Instalações).

Informação Complementar:

  1. Diretrizes de trabalho: Miguel Ángel Martínez-Aedo Ollero & Manuel Páez Blázquez (Governo de Murcia)
  2. Construtora: Empresa de Transformcion Agraria, S.A. Diego Sánchez Pérez.
  1. Projeto: 2002
  2. Construção: 2005
  3. Custo da obra: 620.756,51 euros

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Centro de Visitantes El Valle / Manuel Fonseca Gallego" 27 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-23895/centro-de-visitantes-el-valle-manuel-fonseca-gallego> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.