Natatorio / Fuster + Partners Architects

. O desenho comporta três piscinas principais (natação/pólo, mergulho/nado sincronizado e prática/aquecimento) que, ao contrário das convenções, são organizadas separadamente a fim de uma autonomia espacial e funcional. Os caminhos de circulação mediam entre o paisagismo e as áreas esportivas unificando a área das piscinas. As sequências de circulação são reforçadas por pátios interiores que se configuram como áreas coletivas.

© Cortesia Fuster + Partners Architects

. O layout compacto e contido do edifício principal amplia os espaços verdes. A maioria das árvores existentes foi mantida e incorporada ao projeto. Em corte, o edifício segue o contorno pré-existente dos níveis de forma a amenizar o impacto visual. A adição de áreas para se sentar (como arquibancadas) foram resolvidas em seção usando formas de talude cobertos de grama. Luz e ventilação naturais estão presentes nos espaços principais.

Fachada Norte © Cortesia Fuster + Partners Architects

. Uma galeria corre de norte a sul servindo como um acesso à porção mais alta da área gramada. É parcialmente perfurado com janelas cujas formas derivam do desenho do logo institucional do RUM (Recinto Universitario de Mayaüez)

© Cortesia Fuster + Partners Architects

. Uma parede em branco com plataformas suspensas de mergulho reforçam os aspectos cenográficos e performáticos da competição de salto. Portanto, escadas e acessos estão escondidos atrás desse plano com plataformas, a fim de focalizar a atenção dos espectadores apenas para a prática do mergulho.

© Cortesia Fuster + Partners Architects

. Claraboias verticais duplas como chaminés de ar permitem com que o ar quente escape dos espaços principais através de persianas fixas de alumínio. Essa iluminação zenital ainda articulaas áreas de entrada como também define a hierarquia dos espaços.

© Cortesia Fuster + Partners Architects

. A tipografia para o “Natatorio” foi desenhada como parte do projeto.

. Superfícies de concreto aparente com diferentes texturas foram usadas para o controle de custos e redução da manutenção.

© Cortesia Fuster + Partners Architects

. Como uma fase futura, a laje pública como arquibancada será também incorporado como parte integrante do sistema de iluminação.

Planta 2° Pavto.© Cortesia Fuster + Partners Architects

 

Colaborou com essa publicação:  Fernanda Britto

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquiteto: FUSTER + Partners-Architects
  2. Equipe de projeto: Nataniel Fúster, George S. Stewart, Heather Crichfield, Sadie Winslow, Eric Barrios, Carlos Córdoba; Juan Ayguabibas, consultor.


  1. Proprietário: AFI (Autoridad del Financiamiento de la Infraestructura)


Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Natatorio / Fuster + Partners Architects" 06 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-23052/natatorio-fuster-mais-partners-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.