Seminário Internacional - Cidade Arquitetura Informal / Belo Horizonte - MG

Vazio S/A organiza o Seminário Internacional com o objetivo de discutir a arquitetura brasileira contemporânea junto aos melhores arquitetos sul-americanos de hoje. Cidade Arquitetura Informal é parte integrante do Verão Arte Contemporânea (13/jan a 12/fev), um festival em sua sexta edição que, além de eventos de música, dança, literatura e teatro, este ano inclui também arquitetura em sua programação. A intenção do seminário é discutir o que acontece no Brasil com outros arquitetos da América Latina, uma região que, depois de décadas de estagnação econômica, hoje produz uma das arquiteturas mais vibrantes e inovadoras do planeta.

O Brasil é ainda um país engessado pelas glórias do seu modernismo: seus heróis modernos acabaram por criar mais âncoras do que sopros, mais presídios que incubadoras. Todos nós sabemos que a cidade de hoje é muito mais informal do que queriam os modernos, menos controlada que querem seus planejadores, e absolutamente alheia aos esforços de organização que não a consideram por completo. No entanto, numa época onde a crítica ao modernismo é lugar comum em bienais de arte e na arquitetura internacional, o país permanece como continuador de uma tradição anacrônica.

Cidade Arquitetura Informal procura discutir a cidade não como algo sob o controle de práticas deterministas e estilos passados, mas como sistemas que devem ser vistos junto à informalidade e desordem que hoje marcam não apenas as cidades latino-americanas, mas todas as grandes cidades tanto de países desenvolvidos quanto de países emergentes. Pela primeira vez em muitas e muitas décadas, parece haver na América Latina qualquer sinal de que há algo que pode ser visto como um outro processo de modernização e uma nova vanguarda no continente. Governos com recursos, ao lado de práticas privadas, têm desenvolvido abordagens inovadoras na arquitetura e no desenho urbano, ambas mostrando estratégias que tem menos a ver com os esquemas utópicos e mais com o conceito de acupuntura urbana; com novas práticas formais; trabalhando dentro da informalidade e focando as diferentes partes da cidade.

Por esta razão, este seminário procura pautar o que há de novo na América Latina, discutindo o estado da arquitetura no Brasil junto aos melhores atores latino-americanos contemporâneos.

Onde:

Festival Verão Arte Contemporânea

Teatro Oi Futuro – Av. Afonso Pena 4001 - Belo Horizonte, MG

Quando:

3-4 fevereiro 2012

 

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Internacional - Cidade Arquitetura Informal / Belo Horizonte - MG" 17 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-22689/seminario-internacional-cidade-arquitetura-informal-belo-horizonte-mg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.