Exposição Unsolicited Architecture - Studio X / Rio de Janeiro - RJ

Começa no dia 19 de Janeiro a exposição Unsolicited Architecture, além de uma série de apresentações do workshop de desenho urbano da GSAPP sobre Madureira. Na mesma data abre a exposição Pensar Público, organizada pelo Centro Carioca de Design, com quem  o grupo compartilha o sobrado 48 da Praça Tiradentes.

Neste primeiro semestre já estão confirmados sete grupos da Universidade de Columbia na cidade, que irão intensificar os canais de colaboração entre Rio e NY, além de exposições, residências artísticas e outras atividades.

Para começar o ano vale lembrar que o Studio-X é um lugar aberto a propostas e colaborações de todos que desenham, sonham e transformam a cidade. Por isso estaremos organizando alguns encontros para discutir o Studio-X Rio, sua programação e possíveis interfaces. Nosso email de contato é studioxrio@columbia.edu

EXPOSIÇÃO:

ARQUITETURA NÃO SOLICITADA - UNSOLICITED ARCHITECTURE

19 jan 2012 / qui / 19h

Coquetel de abertura e bate-papo informal com Gabriel Duarte (Campo AUD), Gustavo Martins (Oficina de Arquitetos), Nanda Eskes (NE Arquitetura), Maria Augusta Bueno (SP Lab), Pedro Évora (Rua Arquitetos), Pedro Rivera (Studio-X Rio) e Raul Smith (Studio-X Rio).

20 jan a 17 fev 2012 / seg a sáb / 10h as 19h

Unsolicited Architecture ressalta a necessidade de um papel mais ativo dos arquitetos na sociedade através de uma arquitetura da ação! No mundo atual, os arquitetos não podem continuar a depender somente de trabalhos sob encomenda. A antiga regra de esperar por clientes, contratos e terrenos não se aplica mais. Os arquitetos devem prospectar e até criar demandas e oportunidades para si próprios. Unsolicited Architecture é sobre agir em vez de reagir, desenvolver novas visões e ferramentas para lidar com os desafios atuais – é sobre reinventar a profissão.

Cortesia Studio X Rio

WORKSHOP MADUREIRA


A área central de Madureira foi definida como área de atuação do estúdio de desenho urbano da GSAPP. Um grupo de 40 pessoas entre professores e estudantes veio ao Brasil para um workshop de 4 dias com a participação de técnicos da Prefeitura, arquitetos, estudantes e demais colaboradores locais na busca de idéias e proposições para o local. As apresentações são abertas aos interessados e traçam um panorama de projetos passados e atuais para o bairro. O resultado final será apresentado através de exposição no Studio-X no meio do ano.

19 jan 2012 / qui / 14h as 19h

tradução simultânea disponível

MADUREIRA HOJE:

PROJETOS EM IMPLEMENTAÇÃO

Transcarioca BRT (Bus Rapid Transit)

Secretaria Municipal de Transportes

Parque de Madureira

Mauro Bonelli

Secretaria Municipal Obras

Projeto de Estruturação Urbana para Madureira (PEU)

Antônio Correa & Maria Luiza Korenchendler

Secretaria Municipal de Urbanismo

MESA DESENHO URBANO NOS ANOS 90:

OS PROJETOS RIO-CIDADE E FAVELA-BAIRRO PARA MADUREIRA

Demetre Anastassakis, Rio-Cidade Madureira

Manoel Ribeiro, Favela-Bairro Serrinha

Pedro da Luz, Favela-Bairro Complexo do Sapê

Pedro Rivera, Moderador

20 jan 2012 / sex / 9h as 12h

em inglês

EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS PUC-RIO AND UFRJ

Flaviana Raynaud, Professor PUC-Rio

Guilherme Lassance, UFRJ

Marcos Fávero, Professor PUC-Rio

Pierre Martin, Professor PUC-Rio

Apresentação de projetos de estudantes para Madureira: André Porto, Clara Diegues, Daphne Szpiro, Flávia Lederman, Hanna Erwes, Luiz Henrique da Costa, Marcos Vinícius da Silva, Mila Santos, Nícolas Raposo, Thiago Marques, Thiago Tarsitano / Atelier Integrado PUC-Rio;Priscila Coli, Trabalho Final de Graduação UFRJ

Nos últimos anos a Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia (GSAPP) vem realizando uma série de parcerias com o Instituto Holandês de Arquitetos (NAI) sobre o tema da arquitetura não solicitada. Esta parceria incluiu a edição de um número da revista Volume (2008); a realização de workshops nos Studio-X Rio (2010) e Mumbai (2011); e finalmente a representação holandesa na 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com curadoria do SP Lab (2011). Dando continuidade a esta colaboração, o Studio-X Rio, o NAI e o Consulado Geral dos Países Baixos tem o prazer de apresentar a exposição Unsolicited Architecture no Rio de Janeiro.

Cortesia Studio X Rio

EXPOSIÇÃO:

PENSAR PÚBLICO -CENTRO CARIOCA DE DESIGN

 19 jan 2012 / qui / 19h

Coquetel de abertura

20 jan a 9 fev 2012 / seg a sáb / 10h as 19h

Exposição:

Partindo do interesse em discutir as transformações recentes da Praça Tiradentes, um grupo de designers, arquitetos, artistas e cientistas, se reuniram para propor maneiras de analisar e interferir nesse espaço público. A cartografia surgiu como meio de convergir as ferramentas de análise e representação dessas diferentes disciplinas.

Ultrapassando a ideia tradicional de mapeamento, os trabalhos entendem o espaço público como transitório, em constante movimento. O mapeamento da circulação de pessoas, usos temporários ou grandes transformações estruturais, são igualmente representações de fluxos.

A exposição ocupará o Centro Carioca de Design com duas propostas de mapeamentos desenvolvidos pelo grupo durante o processo.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: " Exposição Unsolicited Architecture - Studio X / Rio de Janeiro - RJ" 16 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-22192/exposicao-unsolicited-architecture-studio-x-rio-de-janeiro-rj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.